Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultura Sustentável

Propostas classificadas em premiação da ALMG focam em agricultura mais sustentável

Propostas classificadas em premiação da ALMG focam em agricultura mais sustentável

Cenário de mudanças climáticas impõe necessidade de mudar a forma de se produzir no Brasil e em Minas Gerais.
 
 O agronegócio é uma das principais molas propulsoras daeconomia não só do Brasil, como também de Minas Gerais. Considerado celeiro mundial, o País já lidera exportações de alimentos como sojamilhocaféaçúcar e suco de laranja. Mas o contexto de mudanças climáticas imprime a necessidade de mudar a forma de se produzir na área.


Essa é, inclusive, uma das ações previstas para o Brasil reduzir a emissão de gases do efeito estufa em até 67% até 2035, considerando os níveis de 2005. O compromisso foi assumido na 29ª Conferência das Partes (COP29), principal evento global para discussão das mudanças climáticas, ocorrida em novembro deste ano no Azerbaijão.


Dessa forma, o País vai dedicar esforços para reduzir o desmatamento e recuperar áreas degradadas, além de expandir a produção agrícola de modo sustentável.


Incentivar esse tipo de produção agrícola foi um dos focos do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática, entregue neste mês pela Assembleia Legislativa de Minas Geais (ALMG), em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).