Redação (24/08/07) – O livro tem apresentação do presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), professor-doutor Antonio Roque Dechen, e será lançado dia 28 de agosto, durante o 6º Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness, no WTC, em São Paulo.
Durante o 6º Congresso Brasileiro de Agribusiness será lançado o livro “Sistema de Qualidades nas Cadeias Agroindustriais”, uma coletânea de artigos organizada pelo Grupo Qualiagro. O objetivo do volume, editado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é auxiliar na qualificação de produtos agropecuários, visando a superação de entraves enfrentados, sobretudo, no comércio exterior. Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor são as barreiras fitossanitárias, ambientais ou econômicas impostas por outros países na compra de produtos brasileiros. O lançamento será no dia 28 de agosto, às 13 horas, no WTC Hotel (Av. das Nações Unidas, 12.559), em São Paulo.
A apresentação da coletânea é do presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), professor-doutor Antonio Roque Dechen, e reúne artigos de consultores de reconhecimento nacional como Dr. Paulo Cruvinel (Embrapa / RIPA), Dr Reinaldo Ferraz (Ministério da Ciência e da Tecnologia). O livro é destinado a todas as pessoas ligadas ao setor do agronegócio, além de profissionais do setor público envolvidos com os temas de regulamentação técnica e sanitária e da comunidade acadêmica.
Segundo o professor Roque Dechen a grande importância da obra é a definição dos marcos regulatórios de todas as cadeias produtivas. “Acreditamos que a Abag se antecipou e descortinou as demandas de discussões e normatizações da produção agrícola de qualidade ao editar esse primeiro volume do livro”. A importância da obra, que deverá ganhar edições futuras, é o começo de um processo multiinstitucional, onde atuaram em conjunto o Fundo Setorial do Agronegócio, a Embrapa, a Finep, as Universidades Esalq e de Viçosa, o Instituto de Pesquisa Tecpar, a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica do Agronegócio (Ripa), a Fundação Getúlio Vargas e ministérios do Governo, todos em conjunto com um objetivo comum: “tornar o agronegócio sustentável e com responsabilidade social.“
Para o coordenador executivo da RIPA, Paulo Cruvinel, autor de um dos capítulos do livro, “este volume é um marco na qualidade dos nossos produtos, uma resposta aos mercados internacionais e ainda uma garantia da qualidade dos alimentos produzidos no Brasil”.
A obra, escrita de forma clara e simples, fala da importância da padronização da Tecnologia Industrial Básica (TIB) além de normas e regulamentos técnicos, tendências para os setores de soja e de carne bovina; avaliação de conformidade nas cadeias do agronegócio; sistemas de rastreabilidade; Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio; Normalização Técnica no Agronegócio e no papel da ABNT.
Sistemas de Qualidades nas Cadeias Agroindustriais
Editora: Fundação Getúlio Vargas
Número de páginas: 210
Autores: Introdução: Marcos Milan; Silvia Helena Galvão de Miranda; Sérgio De Zen; Eustaquio José Costa e Luiz Antonio Pinazza; Capítulo 1: Reinaldo Dias Ferraz de Souza; Capítulo 2: Viviani Silva Lírio e Aline Cristina da Cruz (Anexo 2); Capítulo 3: José Augusto Pinto de Abreu; Capítulo 4: Roberta Mara Züge; Glauco José de Souza Oliveira; Graça Maria Simões Luz; Sonia Maria Marques de Oliveira e Antonio Campanha Martinez; Capítulo 5: Ângela Missaglia; Capítulo 6: Patrick M. Maury e Luiz Antônio Andrade; Capítulo 7: José Augusto Pinto de Abreu; Capítulo 8: Eugenio Guilherme Tolstoy de Simone e Francisco Frederico Sparenberg Oliveira; Capítulo 9: Paulo E. Cruvinel e Sérgio Mascarenhas.