Ovos de codorna in natura e também em conserva foram apreendidos pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Santa Cruz do Sul. Os produtores da região estavam produzindo os ovos de forma clandestina, além de estarem usando número de registro da Cispoa de outra empresa.
“A inspeção de qualquer produto de origem animal é uma exigência e não uma opção” avalia a médica veterinária e tutora do Portal Educação
A Cispoa funciona da seguinte maneira, o produtor recebe um número de registro e, posteriormente, passa por uma inspeção sanitária estadual, podendo assim vender os produtos apenas dentro do estado. Já aqueles que recebem a inspeção sanitária municipal (neste caso é o SIM), a comercialização deve ser feita somente dentro do município.
E há ainda quem recebe o registro federal (SIF). Este produtor tem o direito de comercializar o produto em todo o território nacional e ainda a exportar para outros países. No entanto, hoje existe mais de um tipo de inspeção sanitária que se enquadra no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Esta inspeção depende da formalização do pedido do município ou Estado junto ao Ministério da Agricultura.