Ingredientes
- 1 kg de costela suína
- 1 cebola grande (200g)
- 4 dentes de alho descascados
- 1 cenoura média descascada (180g)
- 2 talos de salsão (100g)
- 1 ½ xicara (chá) de vinho tinto
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 latas de tomates pelados (800g)
- 1 colher (café) de açúcar
- Cheiro-verde picado a gosto para finalizar
Modo de preparo
No liquidificador coloque a cebola, o alho, a cenoura, o salsão, o vinho tinto e o sal. Bata até obter um tempero uniforme. Acomode a costela suína em uma assadeira ou em um refratário grande e despeje o tempero batido, espalhando bem. Cubra e leve à geladeira por 1 hora.
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a costela dos dois lados, em fogo alto. Adicione a marinada, junte 1 litro de agua, tampe e, depois que pegar a pressão, cozinhe por cerca de 35 minutos. Abra a panela depois que toda a pressão tiver saído e desfie a carne, separando-a dos ossos. Reserve.
Pique os tomates pelados em pedaços pequenos e acrescente-os à panela, misturando bem com o caldo do cozimento da costela. Adicione o restante do sal, o açúcar e volte à carne desfiada para a panela. Ferva por mais 15 a 20 minutos, em fogo alto, com a panela destampada, para apurar. Finalize com o cheiro-verde e sirva em seguida, acompanhando polenta ou a massa de sua preferencia.
DICA: experimente adicionar ao molho uma pasta feita com 1 colher (sopa) de manteiga e 2 colheres (chá) de farinha de trigo. Em alguns minutos de fervura, você irá obter um molho de textura mais encorpada para usar em recheios de sanduíches e tortas.