Apesar da queda nas exportações de frango no último semestre, em volume e receita, o avanço de um tradicional mercado do produto brasileiro chamou a atenção. O Oriente Médio, velho cliente do setor avícola nacional, incrementou em 17% suas compras de carne de frango no primeiro semestre, quando comparado aos volumes importados no mesmo período de 2008.
A explicação para o crescimento é peculiar. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Ricardo Santin, a antecipação do Ramadan, para o mês de agosto, impulsionou o comércio entre o Brasil e a região. “Este aumento substancial foi recebido com grande surpresa pela Abef”, disse.
De acordo com os dados divulgados ontem (14/07) pela Abef, os embarques para o Oriente Médio totalizaram 654 mil toneladas entre janeiro e junho. No balanço geral, a região corresponde a 36% do mercado do frango brasileiro, seguido da Ásia (24%) e União Europeia (14%). Iraque, Arábia Saudita e Kwait lideram o aumento das importações com 135%, 33% e 18% respectivamente.
Ramadan – O Ramadan é um mês sagrado para mais de um bilhão de muçulmanos por todo mundo. É o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares da religião Islâmica. Ao reduzir sua dieta alimentícia perto de zero, os muçulmanos priorizam o consumo de carne branca, entre as quais a de frango, em detrimento à carne vermelha.
O Ramadan é o nono mês do calendário lunar muçulmano. O começo do mês é baseado numa combinação de observações da lua, e cálculos astronômicos. A prática varia de local para local, de modo que alguns povos baseiam-se totalmente nas observações e outros nos cálculos. O calendário islâmico, sendo onze ou doze dias a menos que o gregoriano, migra entre as estações. O ciclo completo leva em torno de 35 anos. Em 2008 o Ramadan teve inicio no dia 2 de Setembro indo até o dia 2 de outubro. Este ano inicia-se em agosto.