Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidade

Regional Sul da ACCS tem presidente reeleito

Adir Engel foi reeleito em votação que ocorreu no último dia 30 de dezembro .

Regional Sul da ACCS tem presidente reeleito

Uma importante reunião da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) com o Núcleo Regional Sul foi feita na cidade de Jaguaruna, no último dia 30 de dezembro de 2015. O objetivo do encontro foi realizar a eleição da diretoria regional, a qual reelegeu, por unanimidade, Adir Engel para mais quatro anos à frente da presidência. Valmir Possamai Della, presidente da Associação da cidade de Jacinto Machado é seu vice.

 Na reunião que definiu a gestão da região Sul estavam presentes os presidentes dos núcleos municipais da região Sul, criadores que fazem parte da diretoria executiva da ACCS estadual, além do presidente da Entidade, Losivanio Luiz de Lorenzi. “Também fizemos uma avaliação de como foi o trabalho ao longo do ano em cada município da região. O momento foi oportuno para fazermos uma análise para 2016”, comenta Losivanio.

 O Sul de Santa Catarina tem uma suinocultura de destaque, pois tem 18% da produção estadual e agrega 45% dos produtores independentes. A região tem em torno de 40 mil matrizes na produção independente e 70 mil no sistema de integração.

 Várias empresas têm integração na região Sul e entre elas destacam-se a BRF, JBS, Pamplona, Cooperativa Alfa, Copérdia e Auriverde. Além disso, existe um número bastante grande de frigoríficos que abastecem todo o litoral catarinense, sendo 27 estabelecimentos apenas na cidade de Braço do Norte, distribuídos entre abatedouros e indústrias de beneficiamento de carne suína.

 A maioria trabalha com Serviço de Inspeção Estadual (SIE), mas também existem frigoríficos com Inspeção Federal (SIF), que inclusive exportam para vários países, como é o caso do frigorífico Catarinense da cidade de Grão Pará.