A Influenza Aviária Altamente Patogênica tem sido um problema no Reino Unido – e no mundo – ao longo de 2022, que pressionou o suprimento de aves. Para manter os níveis de estoque durante a temporada de festas, a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido (FSA) está temporariamente permitindo a venda de produtos de aves previamente congelados.
A mudança se aplica a alguns produtos de peru, pato, capão e ganso que sejam vendidos de 28 de novembro a 31 de dezembro de 2022 na Inglaterra e no País de Gales. A mudança não se aplica ao frango. Os produtos devem ser claramente rotulados como “descongelados” e são adequados para congelamento doméstico, se assim for indicado no rótulo.
A FSA explicou que os produtos de frango descongelados para venda serão seguros, pois os profissionais da indústria podem usar equipamentos especializados para congelar e descongelar rapidamente os produtos em condições controladas, mitigando o crescimento microbiano.
A mudança temporária visa atender agricultores e produtores afetados pelos impactos da Influenza Aviária.
O Reino Unido está enfrentando seu pior surto de gripe aviária de todos os tempos, com mais de 200 casos confirmados em todo o país desde outubro de 2021. As medidas permitem que certos agricultores cujos rebanhos possam ter sido afetados abatam as aves e congelem os produtos avícolas, que podem ser descongelados e vendidos durante o período de tempo especificado.