Resiliência é a habilidade de persistir em momentos difíceis, mantendo a esperança e saúde mental. Pessoas resilientes, tornam-se fortes após essas situações porque desenvolvem confiança,aprendendo novas formas de lidar com os acontecimentos. A resiliência depende das condições psicológicas internas e externas. Assim, as pessoas otimistas são as mais favorecidas pois assumem a responsabilidade de suas escolhas, prezam sua autonomia,estabelecem vínculos sociais e familiares positivos, são flexíveis às mudanças de posicionamentos e sentimentos.
Dessa maneira, promovem um suporte afetivo/material,acolhimento,cumplicidade,existência de pessoas que acreditem na capacidade de superação das adversidades e, por isso,nos incentivam a nos envolver em atividades significativas, desenvolvendo auto-estima,produtividade,contribuindo com a resiliência. Ou seja,superando adversidades.Aprender, adaptar-se,isso é ser resiliente. A seguir, os tópicos de como atingir esse sentimento:
1 Encare mudanças e dificuldades como oportunidades:aceitação positiva de mudança. Aceitar que mudança é uma oportunidade de crescimento,ter visão de que as adversidades enfrentadas trazem essa possibilidade.
2 Autoconfiança:comportamento relacionado à segurança que o profissional tem para encarar diversas situações. É se sentir confiante aos desafios.
3 Autoeficacia:percepção que tem de sua própria capacidade,acreditando na competência,se sentindo capaz. Muitas vezes,a pessoa pode até não ter potencial alto de inteligência, mas se tiver autoeficácia,se esforçará além do normal o que acabará compensando eventuais deficiências.
4 Bom Humor:capacidade para lidar com momentos de stress. Pessoas que tem bom humor se esforçam para tornar os ambienteS mais leves em situações difíceis.
5 Controle emocional:Ira não é própria de pessoas flexíveis. A reação desproporcional mostra falta de resiliência,controle emocional permite agir com mais calma, não perder o foco, conseguindo expressar,adequadamente, as emoções, o que permite enfrentar melhor situações difíceis.
6 Empatia:se colocar no lugar do outro é essencial para minimizar e solucionar conflitos no ambiente de trabalho. As relações podem ficar desgastadas porque são intensas,frequentes,por isso a importância da empatia é extrema.
7 Independência: próximo da autonomia, pessoas independentes não se isolam, mas não dependenm dos outros para desenvolver tarefas, atividades, projetos, sem receio de travar ou empacar.
8 Otimismo: é orientação positiva ao futuro. Pessoas com essa característica têm esperança no que está por vir, não significa que não se preocupem com futuro.
9 Reflexivo:capacidade de analisar,refletir sobre as circunstâncias. Pessoas assim conseguem encontrar melhores soluções aos problemas.