Da Redação 16/10/2007 – Durante a Efapi 2007, realizada em Chapecó (SC), nos dias 05 a 14 de outubro, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em parceria com Núcleo Municipal e Regional de Criadores de Suínos de Chapecó, esteve presente com um restaurante onde foram servidos mais de 15 pratos à base de carne suína. “Receitas práticas, rápidas e saudáveis que conquistaram o cliente por saírem do trivial”, afirma o cheff Mueller, responsável pela cozinha do restaurante. Segundo o cheff, o principal objetivo da ACCS é incentivar e oportunizar a todos um novo conceito de carne suína, para que o paladar, a saúde e o prazer sejam satisfeitos.
O valor do buffet de R$ 10,00 foi o diferencial na divulgação do restaurante, entre os pratos principais estavam: lingüicinha flambada com cachaça, lombo com molho de ameixa, costelinha com molho de lima da pérsia, massa com bolognesa de pernil suíno e alcatra suína com molho de pêssego. No dia 11 de outubro, foi um dia especial para o suinocultor, onde o valor do buffet foi estabelecido em R$ 5,00, estiveram presentes suinocultores do oeste, extremo oeste e ainda, produtores do sul do Estado de Santa Catarina.
Para Clair Dariva, um dos colaboradores do evento, foi um evento único do gênero no Estado “nosso maior objetivo era divulgar a carne suína, e isso pôde ser visto pelo número de pessoas que freqüentavam o restaurante diariamente, podemos dizer que as expectativas foram superadas, pois tínhamos como meta servir cerca de 3 mil pratos e superamos servindo mais de 4 mil durante todo o evento” destaca Dariva.
O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, ressalta que há mais de 10 anos a entidade incentiva a inclusão da carne suína no preparo de todos os tipos de pratos, sejam eles caseiros ou mais sofisticados, como é feito com a carne de gado e a de frango. Além de incentivar a inserção da carne suína, a ACCS há 48 anos representa produtores catarinenses na busca pela valorização da categoria. “A entidade discute tanto fatores ambientais, sociais, como de marketing da carne suína”, afirma Souza.