Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião discute ítens técnicos do PNCR para o avestruz e AEPE lidera representação

<p>Com a participação da zootecnista, Denise Sandreschi, supervisora do depto. Industrial da AEPE, entidade tem forte representação dos interesses dos criadores no andamento final dos trabalhos de aprovação do PNCR da ave.</p>

Redação (26/03/07) – Aconteceu nesta última quinta-feira, 22 de março, em Brasília, na sede do SEBRAE – DF, a reunião entre entidades de representatividade do avestruz e autoridades do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que disctiu os mais importantes ítens técnicos em aprovação e formalização do PNCR para o avestruz, como a lista para finalizar o escopo de resíduos de drogas veterinárias que serão monitoradas pelo PNCR e demais metodologias aplicadas. A reunião aconteceu sob direção do coordenador nacional do PNCR, Dr. Leandro Feijó.
 
A proposta do Ministério da Agricultura com isso é a de interagir com os técnicos e profissionais da estrutiocultura, esclarecendo desde as prerrogativas técnico-científicas até as metodologias aplicadas no PNCR, como também, demonstrar sua operacionalidade e funcionalidade para toda a cadeia produtiva da ave.

Até o início do segundo semestre de 2007, data em que o coordenador nacional do PNCR, Dr. Leandro Feijó, já apontara como prazo previsto para que o Brasil receba a visita de autoridades estrageiras para as primeiras vistorias em aprovação do PNCR brasileiro, específico da ave, este assunto deverá ser a prioridade dos trabalhos e de todas as atenções dos criadores que desejam exportar, em breve, os produtos derivados da carne da ave, em especial, aos países da Comunidade Européia.

Representanto os mais de 60 criadores associados da AEPE – Associação dos Empreendedores Paulistas da Estrutiocultura, esteve presente no encontro, a Dra. Denise Sandreschi, supervisora do novo Depto. Industrial criado pela diretoria da entidade para assumir e liderar o andamento do projeto, já existente,  do PNCR para o avestruz.

Isso porque o departamento foi criado em representação a AEPE, depois do coordenador nacional do PNCR, ter tido em ultima reunião, realizada em São Paulo, capital, que somente as entidades de representatividade poderiam nos próximos meses assumir, pleitear, apresentar e formalizar os ítens faltantes para a conclusão do projeto, até agora assumido e iniciado apenas pela iniciativa privada.

O fato garantiu a imparcialidade do projeto do PNCR para o avestruz, que se encontra em fase final de formatação, embora tudo até agora realizado e até que de fato aconteça a liberação das verbas autorizadas pelo Governo Federal para os trabalhos, a iniciativa privada continue pagando e providenciando, como a realização dos testes e exames que ainda serão necessários.

A AEPE vai liderar a continuidade do projeto específico para o avestruz, não só porque é a entidade que representa o maior plantel nacional da ave, em vista da criação volumosa reunida por todo o Estado de São Paulo, mas porque já está de posse de todas as iniciativas até agora formalizadas. Ainda porque tem a profissional que sempre perto da criação, e desde 2006 ou já no final de 2005, tem também a vivência e os contatos de quando se começou a falar em PNCR para o avestruz, ou desde que se identificou a necessidade da demanda de tal projeto para representar toda a criação brasileira e atender os padrões de qualidade exigidos ao plantel e para o consumo da carne, ou matéria-prima da ave para os produtos derivados que se pretende exportar. Ou seja, sem pegar nenhuma carona, a inteção e objetivo da AEPE é mostrar que os criadores de avestruz estão, verdadeiramente e profissionalmente, qualificados e organizados para representar os interesses dos criadores e empreendedores da cadeia, a começar pela qualidade da criação e plantel que se tem em campo e até para agregar valores aos produtos derivados do avestruz e outras novidades por aqui produzidas e já fomentadas. 

Esclarecimentos e dúvidas do criador

A zootecnista Denise Sandreschi estará ainda, no dia 14 de abril, em Campinas – SP, presente na assembléia da AEPE para palestrar,  relatar e esclarecer o andamento do PNCR para o avestruz, as últimas e mais recentes iniciativas já tomadas e as providências futuras relacionadas ao tema.
 
A AEPE pretende que todas as positivas com relação a este
assunto possam inclusive, sinalizar uma reação do criador ao mercado interno e externo,  uma motivação ainda maior para toda a cadeia empreendedora do avestruz no Brasil e estado de São Paulo através de uma campanha forte e real, ágil, prática e justa, que já começou não apenas pela representação junto do PNCR, mas também através de outras já iniciativas que serão relatadas, além de visualizadas.

Você, criador, não poderá ficar de fora desta oportunidade e de mais esta assembléia AEPE. Participe e colabore para que a AEPE possa continuar defendendo e representanto os seus interesses! Acompanhe mais das iniciativas já tomadas e da nova campanha declarada e de autoria da AEPE, aqui, nos próximos dias, acessando o Portal de Notícias AEPE !