Redação AI (27/08/07) – A Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil – ACAB, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, estarão revisando a nomenclatura dos músculos do avestruz.
Atualmente a instrução em vigor não vincula o nome técnico dado pelo Ministério da Agricultura, ao nome científico dos músculos do avestruz e, com isto muitas empresas dão nomes iguais para músculos diferentes e vice-versa.
Outra demanda do setor é a inclusão de novos nomes. Em relação a carcaça eviscerada do avestruz o MAPA aponta 12 nomes de músculos, sendo que internacionalmente são comercializados dezessete cortes.
O Departamento Agro-Industrial da ACAB estará se reunindo nesta semana e, a partir das sugestões que foram colhidas de todo o Brasil, irá formatar uma nova proposta de nomenclatura que deverá padronizar definitivamente o mercado brasileiro.
A ACAB declara que conforme acertado com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, deverá estar realizando uma desossa experimental, ainda no mês de setembro, com participação e supervisão de fiscais federais do DIPOA, que servirá de subsídio técnico-científico para a nova nomenclatura que virá.
A expectativa e esforço da ACAB é de que a revisão da nomenclatura seja anunciada no VIII Congresso Brasileiro de Estrutiocultura, que acontece de 04 a 06 de outubro, em Fortaleza – CE.