A Secretária de Energia dos EUA, Jennifer M. Granholm, anunciou hoje o lançamento do Sustainable Aviation Fuel Fuel Roadmap, um plano abrangente que descreve uma estratégia de todo o governo para ampliar novas tecnologias para produzir combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs) em todo o setor de aviação dos EUA.
Uma colaboração entre os Departamentos de Energia, Agricultura, Transporte dos EUA, a Agência de Proteção Ambiental e a Administração Federal de Aviação, o roteiro estimulará a inovação tecnológica para produzir SAF, posicionar o país como líder global no mercado emergente de SAF e permitir que a América cumprir a meta de energia limpa do presidente Biden de uma economia líquida de carbono zero até 2050.
“Do campo ao voo, essa estratégia de tecnologia baseada em dados ajudará a orientar os cientistas e a indústria dos Estados Unidos a traçar nosso curso para céus limpos”, disse Granholm. “O combustível de aviação sustentável não é apenas fundamental para descarbonizar o setor aéreo e alcançar nossas metas climáticas, mas esse plano ajudará as empresas americanas a dominar o mercado em uma valiosa indústria emergente”.
A aviação comercial dos EUA atualmente consome aproximadamente 10% de toda a energia de transporte e contribui com 2% das emissões de C02 do país. O SAF tem o potencial de fornecer o desempenho do combustível de aviação à base de petróleo, mas com uma fração de sua pegada de carbono – os caminhos emergentes do SAF têm até uma pegada líquida negativa de GEE.
O SAF pode ser feito a partir de biomassa renovável e outros recursos, incluindo grãos de milho, algas, resíduos agrícolas e florestais e fluxos de resíduos sólidos municipais, e biomassa suficiente pode ser coletada de forma sustentável a cada ano nos Estados Unidos para produzir 50-60 bilhões de galões de baixo -combustíveis de carbono.
Cultivar, adquirir e produzir SAF a partir de recursos renováveis e de resíduos também pode criar novas oportunidades econômicas em comunidades agrícolas e rurais, melhorar o meio ambiente e até aumentar o desempenho das aeronaves.
“O anúncio de hoje traça ações para garantir que as culturas usadas como combustível – que são cultivadas aqui em casa por americanos trabalhadores – possam criar oportunidades para agricultores americanos, empresários e comunidades rurais”, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack.
“O desenvolvimento do SAF será essencial para as companhias aéreas reduzirem ainda mais suas emissões, e a A4A aplaude o lançamento de hoje do SAF Roadmap da Administração Biden para apoiar nossa meta compartilhada de atingir emissões líquidas zero até 2050. As companhias aéreas dos EUA se comprometeram a trabalhar com o governo e outras partes interessadas disponibilizar 3 bilhões de galões de SAF com custo competitivo para os operadores de aeronaves até 2030, e este roteiro descreve uma variedade de iniciativas para ajudar a tornar esse objetivo uma realidade”, disse Nicholas Calio, presidente e CEO da Airlines for America.
“A produção de SAF é um investimento nos Estados Unidos que não apenas reduz os impactos ambientais, mas também apoia a independência energética enquanto cria empregos nos EUA”, disse Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines.
“Nosso ambicioso caminho a seguir inclui uma meta de curto prazo de substituir 10% de nosso combustível de aviação por SAF até o final de 2030, o que exigirá trabalho contínuo ao lado de nossos fornecedores e formuladores de políticas para que o SAF possa se tornar tão econômico e amplamente disponível quanto o jato tradicional. combustível, e congratulamo-nos com a finalização do SAF Grand Challenge Roadmap.”
“SAF é fundamental para descarbonizar o setor de aviação, e estamos incrivelmente gratos que o governo reconheça a necessidade de impulsionar o uso de SAF nos Estados Unidos”, disse Bob Jordan, CEO da Southwest Airlines.
“O SAF Grand Challenge Roadmap é importante para permitir que nossa meta de substituir 10% de nosso consumo total de combustível de aviação por SAF até 2030 e apoiar nossos esforços de parceria com organizações e entidades governamentais para ajudar nossa indústria a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.”
O SAF Grand Challenge Roadmap garante o alinhamento das ações do governo e da indústria e coordena as políticas nacionais para atingir as metas do SAF Grand Challenge, que foi assinado em 2021 pelas agências parceiras e consiste em dois grandes objetivos:
• Alcançar uma redução mínima de 50% nas emissões de GEE ao longo da vida em comparação com o combustível convencional; e
• Fornecer SAF suficiente para atender a 100% da demanda de combustível de aviação até 2050.
Os objetivos do SAF Grand Challenge incluem expandir o fornecimento e o uso final de SAF, reduzir seu custo e aumentar sua sustentabilidade. O roteiro também ajuda a posicionar os Estados Unidos como exportador de tecnologia e combustíveis SAF para apoiar outros países em seus esforços para descarbonizar a aviação. O relatório completo do Roteiro e mais informações sobre o SAF Grand Challenge podem ser encontrados no site do Departamento de Energia.