Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RS faz seu primeiro abate de avestruzes

O abate teve orientação técnica do zootecnista Cláudio Gardoni, de SP, e participação de técnicos da inspetoria veterinária da região de Gravataí/RS.

Redação AI 05/07/2004 – 05h19 – O Sítio Avestruz, de Gravataí, realizou o primeiro abate experimental de avestruzes no Estado. Integrando workshop promovido no Frigorífico Noroeste Carnes, em Santo Cristo, o evento, ocorrido há duas semanas, teve orientação técnica do zootecnista Cláudio Gardoni, de SP, e participação de técnicos da inspetoria veterinária da região. Segundo a proprietária, Creuza Winterle, houve abate de duas aves, deplumagem, retirada do couro, desossa, mostra de cortes e degustação. “Ficou comprovado que não há necessidade de um abatedouro específico para avestruzes.”

De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Avestruz do RS , Antônio Schabbach, o plantel reduzido no RS (de duas a três mil aves), o alto custo (de R$ 45,00 a R$ 75,00/quilo) e o desconhecimento do produto restringem a formação do mercado. “O objetivo é agregar novos criadores e investir na exportação. O produto é muito valorizado na Europa.” Para o dirigente, por enquanto, os criatórios gaúchos visam exclusivamente a formação de plantel. “Há muitos frigoríficos ociosos no RS e eles vão se adaptar e começar a abater avestruzes.”