Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Sabor à Bordo

Filial do SBT no Espírito Santo divulga carne suína e sistemas de produção. Programa de TV fez parceria com a Ases.

Sabor à Bordo

Deliciosas receitas de carne suína agora fazem parte do programa Sabor à Bordo, da filial do SBT no Espírito Santo, exibido às quartas-feiras, às 12h40 e aos sábados às 13h45. Veiculado nos sete municípios da Grande Vitória que somam mais de 1,5 milhão de habitantes, o programa firmou parceria com a Associação dos Criadores de Suínos do Espírito Santo (Ases) para promover a carne suína, como parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Durante o período de dois meses serão veiculadas matérias abordando os modernos sistemas de produção da cadeia suinícola, desde o nascimento a até a terminação dos animais, além de temas de grande interesse dos consumidores como a saudabilidade da carne, os novos cortes disponíveis em supermercados que participam da campanha “Um Novo Olhar” de divulgação da carne suína e também a questão ambiental como biodigestores e geradores usados na produção.

Mas não poderiam faltar as receitas de carne suína, tão esperadas pelo público. Segundo Alessandro Eller, apresentador do Sabor à Bordo desde 2006 e coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário de Vila Velha (UVV), já há foram produzidos diversas receitas, entre elas um rocambole de carne moída suína e também filé mignon recheado de tomate seco e mozzarela de búfala. “A versatilidade da carne suína permite criar desde pratos simples para o dia-a-dia, quanto pratos sofisticados, com cortes nobres como o filé mignon”, conta Eller. Ainda segundo ele, o sabor, a qualidade nutricional e o baixo custo fazem da carne suína um produto de grande custo-benefício na culinária.

Em um dos últimos programas veiculados, Eller esteve na granja São José em Cachoeiro do Itapemirim, pólo da suinocultura capixaba, para apresentar ao telespectador a realidade da produção de suínos. “O que primeiro nos chama a atenção é a limpeza do local e o cuidado com que são tratados os animais”, diz o apresentador logo início da matéria. E ao longo dos processos de produção até se surpreende com a qualidade da alimentação dos animais. “Na ração especial para o período de lactação da matriz, por incrível que pareça, tem até chocolate!”.

Para Nélio Hand, secretário-executivo da Ases e coordenador estadual do PNDS, a parceria com o programa Sabor à Bordo amplia a divulgação da carne suína por um meio de comunicação bastante eficaz e traz também para o Projeto uma maior amplitude e reconhecimento no estado. “Inserir a carne suína nesse meio é uma grande oportunidade que a Associação não poderia recusar”. Nélio destaca ainda a importância das matérias produzidas com foco na produção. “É essencial que o consumidor conheça a realidade da granja, de como são produzidos os animais, para que esse preconceito inconsistente contra a carne suína não exista mais entre os consumidores”.

A parceria se estende também para os alunos da faculdade de gastronomia da UVV que participam ativamente de feiras e eventos da Associação, criando e divulgando pratos à base de carne suína.