A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) lançou o livro “A saga da avicultura brasileira – como o Brasil se tornou o maior exportador mundial de carne de frango”, produzido por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que será utilizado em ações de marketing internacional.
Com edição inglês/português e ampla iconografia, a obra apresenta, ao longo de 120 páginas, a trajetória do setor avícola no Brasil, desde a chegada das primeiras aves com os descobridores portugueses. Hoje, além de maior exportador, o país também é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango. E se destaca não só pela sanidade, mas também pela sustentabilidade.
O livro é dividido em quatro capítulos: “Os primórdios da avicultura no Brasil”; “Um marco: o estabelecimento do sistema de integração”; “Brasil, o maior exportador do mundo!”; e “Um exemplo de sustentabilidade”.
Na mensagem que abre o livro, o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, destaca que o crescimento do setor avícola brasileiro não é apenas econômico.
“Equivale, também, a uma verdadeira revolução social. A cadeia produtiva emprega direta e indiretamente 4,5 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, milhares e milhares de produtores de frangos consolidaram suas atividades, fixando famílias no campo, gerando emprego e renda e impulsionando o entorno de pequenas cidades brasileiras”, frisou.