De acordo com a Saudi Press Agency, a Saudi Agricultural and Livestock Investment Co., ou SALIC, adquirindo 180 milhões de ações da BRF, maior produtora de aves do Brasil. A participação adquirida pela empresa de propriedade do Public Investment Fund equivale a 10,7% na BRF. A transação foi efetuada por SR1,27 bilhão ($340 milhões).
O relatório da SPA afirmou que este investimento faz parte dos planos da empresa de ampliar sua presença global e local. Ele também está em linha com a Visão Saudita 2030, que busca apoiar o desenvolvimento nacional de longo prazo para garantir a sustentabilidade dos principais alimentos básicos.
Visto que a carne de aves é uma das commodities essenciais no mercado saudita, a SALIC buscou acesso direto ao fornecimento estratégico de alimentos usando sua rede de investimentos e parcerias globais. No entanto, a Arábia Saudita tem planejado aumentar a porcentagem de sua auto-suficiência anual em aves, em comparação com a taxa atual, estimada em 43 quilogramas per capita.
A empresa de alimentos acrescentou que seu investimento na BRF também apoiará suas diretrizes estratégicas para fortalecer o setor agrícola local, preenchendo lacunas ao longo da cadeia de valor e se beneficiando da expertise global para aumentar a eficiência da produção local.
A SALIC enfatizou que o investimento no setor avícola é uma extensão de seus ativos em grandes empresas internacionais, visando garantir a segurança alimentar nesse setor, tanto em âmbito local quanto global. A empresa também mencionou que iniciou um investimento estratégico e uma parceria qualitativa em 2016 com a empresa brasileira Minerva Foods, uma das maiores empresas internacionais de carne vermelha, além de adquirir uma participação de 42,4% na empresa saudita Naqua, líder mundial em aquicultura.
A BRF iniciou suas atividades há 85 anos e é a terceira maior produtora de aves do mundo e a segunda maior empresa de produtos halal em vendas em nível global. Além disso, é a marca número um de produtos avícolas no Brasil, com capacidade de produção anual de mais de cinco milhões de toneladas e mais de 90.000 trabalhadores em 130 países.
Outras transações
Em maio, a Gessulli Agrimídia também noticiou um investimento conjunto da Marfrig e Salic de R$ 4,5 bilhões na BRF. Na ocasião, a Marfrig, liderada por Marcos Molina, e o fundo soberano da Arábia Saudita, SALIC, firmaram acordo que previa a ambas o investimento de R$ 2,25 bilhões na empresa. Com esse investimento, a participação da Marfrig na BRF aumentou para 38,7%, enquanto a SALIC se tornava acionista minoritária. O aumento de capital visava fortalecer a situação financeira da empresa, que enfrentava um alto nível de endividamento.