Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Benefício

Santa Catarina lança Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

Novo modelo de emissão de nota vai beneficiar cerca de 300 mil produtores catarinenses, que não precisarão mais ir até a prefeitura para prestar contas.

Durante a 21ª edição do Campo Demonstrativo Alpha (CDA), o Governo do Estado de Santa Catarina lançou a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), que foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) a partir da demanda dos produtores e do Governo.

 O novo modelo de emissão de nota vai beneficiar cerca de 300 mil produtores catarinenses, que não precisarão mais ir até a prefeitura para prestar contas. Bastará emitir a nota eletrônica para que a operação seja contabilizada pelos órgãos competentes. Outra vantagem da NFP-e é que o produtor poderá usá-la na comercialização de vários produtos e serviços, como o turismo rural e a venda de adubos, ração e fertilizantes. Atualmente, a NF em papel é emitida somente para produtos primários.

 De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, o modelo desenvolvido pela SEF vai poupar custos ao produtor, uma vez que ele não precisará sair da propriedade para emitir a nota fiscal. “Esse é um grande avanço para o produtor e precisamos cada vez mais desburocratizar a vida do trabalhador. A propriedade que tem internet tem muitas facilidades para que o produtor possa agilizar o serviço e reduzir custos”.

 Primeira NFP-e

 A primeira NFP-e foi emitida ontem durante a abertura oficial do CDA 2016 pela engenheira agrônoma e suinocultora Cidiane Cella, de 26 anos. Ela avalia que o procedimento online já deveria ter sido desenvolvido, mas destaca a comodidade e a economia aos agricultores. “O jovem, por exemplo, para permanecer no campo precisa de praticidade e conforto. Esse novo sistema contribui para facilitar a nossa vida. Agora podemos ter a nota fiscal eletrônica em menos de dois minutos”.

 Para se habilitar e emitir a nota fiscal, o produtor deve acessar o link: http://migre.me/sKVfB que direciona o cidadão a uma página específica do site da SEF. O espaço também servirá para esclarecer as dúvidas do agricultor acerca do novo mecanismo.

 Mesmo com o avanço, os produtores rurais que não têm acesso a internet poderão emitir os blocos de nota fiscal da forma tradicional.

Tramitação do sistema

A SEF desenvolveu a NFP-e ao longo de um ano e cerca de 150 produtores da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Oeste do Estado participaram dos pilotos realizados em 2015. Houve ainda a capacitação de pelo menos 415 profissionais, que receberam instruções sobre como cadastrar o produtor, quais detalhes da legislação devem ser observados e a importância da produção primária no retorno do ICMS.

 Na terça-feira passada, dia 19, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) realizou, em Chapecó, um treinamento para esclarecer dúvidas relacionadas à implantação da NFP-e. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.sef.sc.gov.br/