O Workshop de Avicultura, realizado em Jacundá (PA), no sudeste paraense, contou com palestras, exposição de produtos e a apresentação do Programa Vitrine Sustentável. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com apoio do Sebrae e Prefeitura de Jacundá, reuniu criadores, comerciantes e supermercadistas para discutir políticas públicas, metodologias de criação, estratégias de comercialização, evolução e genética na avicultura, e condições sanitárias ideais.
Entre os temas abordados, destacou-se a evolução e genética na avicultura, apresentada por Danilo Barbosa de Castro, gerente comercial de Marabá. Ele enfatizou a importância do conhecimento sobre a melhor genética disponível no Brasil para garantir o sucesso na produção. O evento teve como objetivo promover o debate sobre questões relacionadas à avicultura, proporcionando informações relevantes para os participantes.
Além das palestras, o workshop abordou temas como rastreabilidade, políticas públicas para o setor avícola, estratégias de comercialização e condições sanitárias ideais. A iniciativa buscou valorizar e apoiar os produtores locais, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos para fortalecer a avicultura na região.
Durante o evento, foram entregues 600 quilos de adubo e 3 mil pintinhos aos produtores rurais, como parte das ações do Programa Território Sustentável. A Sedap, por meio do programa, já havia doado adubo para plantio, sementes de açaí, mudas de banana e outros insumos para cerca de 100 produtores da região.
A participação ativa dos secretários de Agricultura municipais, vindos de diferentes localidades, demonstrou o interesse e a importância do evento para os produtores rurais. O workshop contribuiu para o fortalecimento da avicultura na região, promovendo a troca de experiências, disseminação de conhecimento e apoio aos produtores.