A realização da Semana Nordestina da Carne Suína, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar para incentivar o consumo de carne suína pelas famílias da região Nordeste, impulsionou as vendas das 47 lojas das redes Extra (Super e Hipermercados) e Pão de Açúcar nas oito capitais em que aconteceu: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador.
Realizada por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) com apoio do Sebrae Nacional, a campanha desenvolvida para acontecer entre 10 e 21 de setembro avançou e permaneceu em grande parte das lojas até o encerramento do mês, período em que foram comercializadas mais de 53 toneladas de carne suína nas lojas do Grupo. Segundo levantamento da companhia, o estado que registrou maior número de vendas foi o Piauí, com crescimento superior a 200%. Na loja Extra Teresina, as variedades de cortes suínos chegaram a 38 tipos, aumentando o leque de variedades para os clientes do estabelecimento.
A ação teve como objetivo disseminar os benefícios do produto ao consumidor final, reposicionamento a carne e disseminando seus benefícios a saúde. Panfletos, receitas e informações também foram fornecidas nas lojas das duas redes. Além disso, quem passou por uma delas ainda degustou o produto. Para a ação, o Grupo Pão de Açúcar contou com o apoio dos fornecedores Joaquim Barcelar, Guaiuba, Pamplona e Prieto.
Luiz Roberto Baruzzi, Gerente Comercial do Grupo Pão de Açúcar, explica que o crescimento de cortes suínos resfriados, foco da campanha, teve aumento de 97% sobre o mesmo período do ano passado. “Nesta categoria crescemos 86% no Hipermercado Extra e 136% nos Supermercados Extra. O crescimento no Pão de Açúcar, focado nas classes AB, foi de 109%, provando que tivemos ótimos resultados em todas as classes sociais”. Também foram registrados aumentos de vendas na rede Extra do Ceará (74%) e Paraíba (64%).
A Semana promoveu ainda cursos de cortes para açougueiros dos estabelecimentos participantes e palestras de saudabilidade para estudantes de nutrição. “O treinamento organizado pela ABCS foi fundamental para o sucesso da Semana. Nas praças onde ele aconteceu, tivemos os melhores desempenhos, demonstrando que conhecimento técnico e motivação da equipe são ingredientes fundamentais para qualquer sucesso”, destaca Baruzzi. “A campanha demonstrou que temos excelente oportunidade de aumentar o consumo de carne suína na região Nordeste. Para ter sucesso é preciso oferecer ao cliente um sortimento diferenciado, cortes especiais, promoções e praticidade, mas sempre com qualidade e segurança”, completa.
Lívia Machado, coordenadora do PNDS – projeto responsável pela implantação da campanha -, acredita no potencial consumidor que existe no Nordeste que concentra 50 milhões de habitantes e apresenta um baixo consumo. “A região apresenta o PIB que mais cresce dentro do país e precisamos aproveitar essa oportunidade inserindo a carne suína no prato desses brasileiros como uma opção barata, saudável e ainda saborosa. Se nosso objetivo é aumentar o consumo, devemos buscar novas oportunidades de inserção da carne suína e investir em locais onde ela ainda é pouco disseminada” explica. Ainda para a coordenadora, a ação comprovou a potencialidade do mercado interno brasileiro, que em número populacional, supera os países que o Brasil já exporta ou aguarda abertura de mercado. “O sucesso dessa ação foi possível devido a todo o comprometimento, profissionalismo e desempenho de toda a equipe do Grupo Pão de Açúcar”, completa Lívia Machado.
A Semana Nordestina é uma ação piloto da Semana Nacional da Carne Suína que será desenvolvida em 2013 pela ABCS em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) que pretende atingir supermercados de todo o país.