[quotes_menu]

Seminário sobre biotecnologia reúne especialistas e empresários em Ribeirão Preto

<p>Pesquisadores da Embrapa participam do seminário de abertura do evento que discutirá também a implantação do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto.</p>

Redação (15/06/07) – Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat e Rodolfo Rumpf, vão participar como palestrantes do III Seminário Sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil, no período de 20 a 22 de junho, em Ribeirão Preto, SP. O evento vai contar com especialistas e empresários do setor de biotecnologia no Brasil para discutir assuntos relacionados a essa área, como: produção de plantas e animais transgênicos, alimentos com elementos funcionais, uso da biotecnologia na conservação e restauração do meio ambiente, células-tronco, produção de vacinas e uso da biotecnologia na indústria, entre outros.

O seminário é uma realização da Fipase – Fundação Instituto Pólo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Agência USP de Inovação, CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e tem o patrocínio do Sebrae-SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo.

Programação

No dia 22 de junho, a programação terá início às 08h00, com a mesa-redonda “Impacto dos transgênicos na economia”, tendo como palestrantes os pesquisadores: da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rodolfo Rumpf; da Embrapa Hortaliças, Maria Esther de Noronha Fonseca, e da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno, que também é membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBIO.

Em seguida, será realizada outra mesa-redonda sobre “Perspectivas industriais na era pós-genômica”, que vai contar com a apresentação da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat sobre o tema “Parceria público-privada: a aplicação da pesquisa básica no campo”. A pesquisadora vai relatar a experiência da parceria bem sucedida entre a Embrapa e a empresa Bthek Biotecnologia, que resultou no desenvolvimento do inseticida biológico Bt-horus. Esse produto é eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e borrachudo, sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

Abertura e encerramento

Na abertura do evento estarão presentes: o prefeito municipal Welson Gasparini; o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman; a presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto; o coordenador de biotecnologia e recursos genéticos do CNPq, Sérgio de Castro Lessa; a diretora de inovação da Finep – Financiadora de Estudo e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia –, Elaine Baharuth; o gerente geral da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Clayton Campanhola e o coordenador geral da Agência USP de Inovação, Oswaldo Massambani.

A mesa de encerramento do evento vai reunir representantes dos principais segmentos que atuam na implantação do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, mostrando o seu atual estágio de implantação e a atuação de cada uma das partes dentro do projeto. Além da presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto, farão parte da mesa: o Secretário de Planejamento do Município, Wilson Laguna; um dos coordenadores do Sistema Paulista de Parques, João Evangelista Steiner; e o coordenador da equipe inter-unidades da USP que atua na implantação do Parque, Oswaldo Baffa Filho.

Exposição

Paralelamente ao evento, será realizada uma exposição de produtos e projetos relacionados com biotecnologia desenvolvidos por empresas, universidades e institutos de pesquisa.

O Seminário Sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil acontece no período de 20 a 22 de junho de 2007, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto – SP). Mais informações pelos telefones: (16) 3911-3250 / 3911-3256, pelo e-mail: [email protected] ou pelo site: www.fipase.org.br/biotecnologia