Muito além de uma exposição de negócios, a Feira da Indústria de Aves e Suínos – AveSui sempre foi palco de discussões relevantes que estabeleceram tendências na produção de aves e suínos no Brasil. Ao longo dos últimos 15 anos, a AveSui se tornou uma marca forte e reconhecida mundialmente por empresários, estudantes e autoridades ligadas à produção da cadeia animal, motivados pelo contato direto com tecnologias inovadoras e novos estudos técnicos no “XV Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos” abrangendo grandes temas da atualidade divididos em sete painéis setorizados. Nesse ano, a AveSui América Latina acontece entre os dias 03 e 05 de maio, em Florianópolis (SC). Confira a seguir um pouco mais sobre o “Painel Saúde Animal”, coordenado pela chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella.
Na AveSui 2016, a painel de saúde animal vai abordar inicialmente dois temas importantes na cadeia de suinocultura, um deles relacionado à defesa sanitária animal com a palestra da pesquisadora Virgínia S. Silva sobre o controle dos javalis na certificação de doenças. Tanto as pesquisas como os programas de defesa sanitária brasileiros são na maioria voltados para animais domésticos. Todavia, os riscos que os animais silvestres, selvagens ou asselvajados podem acarretar para propagação de doenças, dentre elas a Peste Suína Clássica (PSC), e a expansão dessas populações no território nacional, são importantes e devem ser trabalhadas.
Outro tema que será abordado em suinocultura trata-se de umas das principais causas de prejuízos econômicos na produção de suínos que são: doenças respiratórias. O problema ocorre em todas as fases da produção e requer atenção especial para diagnóstico preciso e correta aplicação de medidas de terapia e controle. As vacinas e a administração de medicamentos para o controle são ferramentas úteis, mas muitas vezes o problema persiste até o abate. A palestra do pesquisador Nelson Morés vai discutir os impactos econômicos das aderências na cavidade torácica dos suínos abatidos e medidas para auxiliar a minimizá-los.
Neste mesmo painel, mas com foco em saúde na avicultura, serão abordadas as ações de apoio à defesa sanitária relatando um projeto piloto em Santa Catarina de compartimentação da avicultura. A palestra proferida pela especialista Priscila Maciel vai abordar esse sistema de produção e certificação que favorece a biosseguridade, a oferta de produtos avícolas e o comércio seguro entre os países. Para fechar o painel, a palestra da responsável pela área técnica Bacteriologia do Cedisa, Suzana Kushiichi, vai discutir o diagnóstico de salmonelose na avicultura, apresentando os trabalhos que o Cedisa vem realizando em apoio às cadeias e ao Programa Nacional de Sanidade Avícola do MAPA.
A participação de empresas que representam este segmento é fundamental para que os visitantes, produtores, veterinários e todo o mercado do agronegócio se unam e se fortaleçam exercendo o importante papel do agronegócio, um dos principais pilares do nosso país.
Você é parte integrante desta história de sucesso, envie agora mesmo um e-mail para [email protected] solicitando o mapa da feira e a programação completa do evento.
Quanto antes você definir sobre sua participação, mais benefícios você terá na escolha das melhores áreas, na divulgação de sua marca em nossas redes sociais e nas oportunidades de patrocínio existes para as palestras.