Difundir os benefícios do consumo da carne suína também faz parte da filosofia da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). Além de ser uma carne magra, saudável e que oferece uma série de benefícios, ela é a base da economia catarinense.
A carne suína, principal ingrediente da culinária brasileira é também a mais consumida em todo o mundo. O que faz da proteína ser um componente ainda mais especial é a forma como ela é preparada. A Chef de Cozinha do Senac Concórdia, Salete Wierzynski, parceira da ACCS, mostra como é o feito o Pão de Carne Suína Gourmet. “Ele é um prato feito a base de carne suína moída, pode ser qualquer parte da carne como paleta ou até pernil. No preparo acrescenta pimenta, sal e temperos como alecrim e condimentos. Pode-se incrementar o ovo e a farinha de rosca para transformar em um pão de carne. Esta versão leva o nome gourmet porque foi assada em forminhas.”
Saudável e saborosa, a proteína pode ser usada em diversas receitas. O Lombo Suíno ao perfume de mel com farofa de ervas e musseline de cabotiá é também uma opção que pode ser servida como refeição principal. “Para tempero do lombo eu utilizei o mel e o gengibre para dar um sabor mais refrescante e mais leve, como também o limão que na carne suína tem um caimento perfeito. Na questão do cabotiá nós utilizamos o queijo parmesão, e para a farofa, a cebola roxa e tomillo que é uma erva fresca que utilizamos para aromatizar e dar sabor ao alimento. A cabotiá com a farofa juntamente com a carne suína fica uma combinação bem interessante e para o molho utilizamos o vinho, que harmoniza super bem”, destacou a Chef de Cozinha do Senac, Juliete Langaro.
Segundo a Chef Juliete, os ingredientes que fazem deste prato ainda mais saboroso, são típicos da região. “Esse prato foi criado justamente para divulgar a culinária do Oeste Catarinense. Os ingredientes utilizados nele todos são muito consumidos aqui na nossa região, como a abóbora cabotiá, a carne suína, a farofa, cebola roxa, temperos, mel e outros ingredientes”.
As receitas desenvolvidas pelas Chefs de Cozinha visam o incentivo ao consumo da carne suína. “A parte gastronômica do Senac é muito forte o Brasil inteiro. Na região o Senac tem trabalhado mais forte. Em Concórdia a cozinha pedagógica está ficando pronta, então vamos ter vários cursos na área, desde massas, carnes, enfim”, aponta Juliete.
Para quem prefere receitas mais suaves, as Bistecas Favoritas, podem ser consumidas a qualquer hora do dia. “Coloquei ingredientes novos que combinam com o prato. A bisteca está mais focada em uma alimentação natural…as pessoas acham que carne suína não está incluída neste contexto e carne suína é uma carne extremante saudável e pode emagrecer comendo apenas carne suína é a única que não tem gordura marmorizada, a carne suína é magérrima”, revela a Chef, Salete Wierzynski.
De acordo com o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, a ACCS promove ações que incentivam o consumo da carne suína e dão destaque para a qualidade desta proteína animal. “A ideia é mostrar através da cozinha da ACCS, a importância e a saudabilidade que tem a carne suína, pratos simples, fáceis de preparar que a dona de casa pode fazer no dia a dia, levando mais sabor e saúde a sua mesa.”
A parceria entre ACCS e Senac tem como objetivo apresentar a todos como é possível incluir a carne suína no cardápio do dia a dia. “Essa parceria já temos ao longo dos anos, fizemos inúmeros trabalhos, juntamente com o Senac, principalmente com as merendeiras. No Estado temos a Lei que inclui a carne suína na merenda escolar aumentando cada vez mais o consumo interno, é isso que temos que trabalhar, embora Santa Catarina tenha um diferencial sanitário, mas trabalhamos o mercado interno e a melhor maneira é fazer com que a criança entenda que a carne suína é saudável para que ela seja uma eterna consumidora desta excelente proteína animal.”
As receitas dos pratos estão disponíveis no link Receitas deste Site – Acompanhe e veja todas: http://www.accs.org.br/ar…izar&id=170