Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio

SENAR-MT contribui para o crescimento de profissionais do agronegócio

SENAR-MT contribui para o crescimento de profissionais do agronegócio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) continua a promover a qualificação de mão de obra no agronegócio, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas que visam aumentar o número de profissionais capacitados para atuar no setor. No primeiro trimestre de 2024, o agronegócio nacional registrou 28,6 milhões de trabalhadores, um recorde desde o início da série histórica em 2012.

De acordo com um estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a população ocupada no agronegócio cresceu 3,0%, cerca de 827 mil pessoas, de janeiro a março de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

O Senar-MT oferece uma ampla gama de cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Somente neste ano, 3.728 pessoas foram capacitadas. A instituição também oferece educação formal, como o curso técnico em Agropecuária na Escola Agrícola Ranchão, em Nova Mutum, e o Senar Rede E-tec, que disponibiliza cursos técnicos híbridos em Agricultura, Agronegócio, Florestas e Fruticultura. Além disso, a Faculdade CNA oferece cursos de graduação, tecnólogo e pós-graduação a distância, com polos de apoio presencial em Mato Grosso.

História de Sucesso: Weslley Soares de Freitas

Weslley Soares de Freitas, de 26 anos, é um dos beneficiados pelo curso de Formação Profissional Rural de Operação de Tratores Agrícolas no Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis em 2022, que o ajudou a ingressar na área agrícola como tratorista. Em junho deste ano, ele também participou do curso de Aplicação em Alta Performance com Pulverizador Autopropelido Case-IH. “Minha experiência com o Senar-MT tem sido de grande evolução profissional. Os cursos que tenho feito pela instituição têm me preparado para o mercado de trabalho”, afirmou Weslley.

Crescimento e Formalização

O aumento no primeiro trimestre de 2024 foi impulsionado por empregados com carteira assinada, refletindo um aumento na formalização do emprego, por trabalhadores com maior nível de instrução e por mulheres, cuja participação aumentou 3,2% no período.

Marcos Medeiros, gerente de Educação Formal, destaca a importância da qualificação da mão de obra para o crescimento do setor. “Somos impactados por inovações e novas tecnologias, e a velocidade com que as coisas estão mudando exige que os profissionais se atualizem constantemente. Portanto, acreditamos que a capacitação é fundamental para a agropecuária”, afirmou Marcos Medeiros.