Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Senar/MT dá a largada para formação de empreendedores rurais

<p>O primeiro passo para profissionalização do produtor rural mato-grossense, um empreendedor nato, será dado nesta quinta-feira (27.09), em Campo Verde (127 km de Cuiabá) com o início das aulas do Programa Empreendedor Rural (PER), para uma das duas turmas-piloto, deste ano, no Estado.</p>

Redação (27/09/07) – O módulo de apresentação do PER será ministrado, a partir das 8h, no salão de eventos da Igreja São Cristóvão, no centro da cidade, aos 25 alunos da turma. São pequenos e médios proprietários e filhos de produtores rurais ligados à agricultura familiar, com o segundo grau completo, que vão aprender no programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-AR/MT) a realizar o diagnóstico e elaborar um projeto com viabilidade econômica para o seu negócio: a produção agropecuária. O presidente do sindicato rural de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira participa da abertura. O prefeito Dimorvan Alencar também foi convidado. A segunda turma foi formada no município de Nova Mutum e as aulas começam em 01 de outubro.

O módulo de apresentação do programa – com informações sobre o conteúdo e metodologia do curso – é de 8h/aula e conta com a participação de todos os facilitadores da área técnica e comportamental, os instrutores José Mauro Dorileo, Gabriela Miranda, Paulo Roberto Taques e Renata Ramos, respectivamente. Na sexta e sábado, a psicóloga e instrutora do Senar-AR/MT, Renata Ramos, ministra o módulo comportamental. O terceiro módulo será agendado pelos próprios alunos. Os alunos recebem um kit com todo o material didático do curso.

O Empreendedor Rural tem 14 módulos que devem ser ministrados até 15 de dezembro, deste ano, São 10 módulos de um dia e quatro de dois dias. O Senar-AR/MT quer repetir no estado o sucesso do programa no Paraná que idealizou o projeto. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está apoiando a iniciativa em outros 12 estados e o Distrito Federal.