Os setores de aves e suínos devem sustentar um crescimento positivo nos próximos trimestres, com casos de doenças animais no país em tendência de queda, de acordo com um funcionário do Departamento de Agricultura (DA).
“Estamos vendo um crescimento positivo porque os subsetores de pecuária e aves estão se recuperando continuamente”, disse o secretário adjunto de agricultura Arnel de Mesa, acrescentando que poucas áreas estavam relatando casos de peste suína africana (PSA).
Ele disse, no entanto, que a ameaça ainda existe e “ainda precisamos continuar nossos esforços para combater a PSA”.
Casos ativos
O país lançou sua campanha contra a PSA altamente contagiosa após um surto em 2019. Mais de 3.000 cabeças foram abatidas na época, enquanto as autoridades corriam para conter o vírus.
Isso reduziu substancialmente a população suína do país em cerca de 3 milhões de suínos, o que levou a mais de P100 bilhões em perdas na indústria local e picos nos preços de varejo de produtos suínos.
Isso levou o ex-presidente Rodrigo Duterte a declarar estado de calamidade em todo o país “para reduzir a disseminação da PSA, resolver o déficit de oferta de produtos suínos, reduzir os preços de varejo e iniciar a reabilitação da suinocultura local”.
Desde então, apenas cinco regiões têm casos ativos de PSA, anteriormente de 14 regiões, com base no último relatório do Bureau of Animal Industry (BAI). Estes são a Região Administrativa da Cordilheira, Luzon Central, Visayas Orientais, Península de Zamboanga e Soccsksargen.
Maior financiamento
O DA destinou P4,1 bilhões para o repovoamento de suínos e outros P1,2 bilhões para erradicar doenças animais. Ruth Miclat-Sonaco, diretora do Programa Nacional de Pecuária (PNL), disse que o financiamento do próximo ano para os esforços anti-PSA seria maior.
De Mesa disse que conter a gripe aviária foi mais desafiador recentemente do que quando atingiu o país pela primeira vez em 2017.
“Ainda assim, fomos capazes de controlá-lo desta vez”, disse ele.
O diretor-assistente do BAI, Jonathan Sabiniano, disse que com a batalha contra a gripe aviária altamente patogênica já no fim, o país pode ficar livre da gripe aviária dentro de um ano.
Até o momento, apenas duas regiões ainda são afetadas pela gripe aviária: Região Administrativa da Cordilheira e Luzon Central. Recentemente, Camarines Sur e Davao del Sur foram declarados livres da gripe aviária.
O DA, por meio da PNL, liberou P27,5 milhões ao BAI para controlar e prevenir a propagação da doença.
Mais cedo, a Autoridade de Estatísticas das Filipinas informou que a produção de gado no segundo trimestre subiu 2,1%. Isso, contra uma queda de 1% no primeiro trimestre e uma queda de 19,3% no mesmo período do ano passado.
Da mesma forma, a produção de aves no período de abril a junho cresceu 7,8% em relação ao aumento de 12,3% no trimestre anterior e de 2,5% no mesmo período do ano passado.