Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sibéria sacrifica aves

<p>Desde julho, o país está sendo afetado pela gripe do frango, o que levou o chefe do serviço veterinário do Ministério de Agricultura russo, Yevgeny Nepoklonov, a pedir ajuda internacional para combater a enfermidade.</p>

Redação AI 24/08/2005 – Veterinários queimam aves sacrificadas perto de uma propriedade infectada pela gripe aviária no vilarejo de Oktyabrskoye, na Sibéria, na Rússia. Desde julho, o país está sendo afetado pela doença, o que levou o chefe do serviço veterinário do Ministério de Agricultura russo, Yevgeny Nepoklonov, a pedir ajuda internacional para combater a enfermidade. O temor que é a gripe aviária avance para Europa e América do Norte na próxima primavera, quando aves migratórias se dirigem para essas regiões. Mais de 130 mil aves já foram sacrificadas na Rússia para evitar a disseminação da doença.

Ontem, o Ministério da Agricultura do Cazaquistão confirmou que o vírus que atingiu sete cidades do norte do país foi o H5N1, o mesmo que ataca na Rússia e que já matou cerca de 60 pessoas na Ásia desde 2003. No Cazaquistão, ao menos 9 mil aves morreram ou foram sacrificadas por conta da doença.