Redação (22/05/07) – "A Famato poderia entrar na justiça representando todos os agricultores, mas se perdêssemos todos perderiam. Vamos ficar para uma segunda instância caso seja necessário", disse o deputado Homero Pereira, presidente da entidade.
O motivo da série de pedidos se deve ao precedente aberto em Lucas do Rio Verde, onde o sindicato rural do município obteve da Justiça uma liminar que exige a renegociação das dívidas e impede que os bancos executem os produtores. "Outros sindicatos entrarão com os pedidos de liminar. O Poder Executivo poderia tomar alguma medida para que ninguém perdesse tempo e dinheiro com processos na justiça", disse Pereira.
Em Brasília, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que a renegociação das dívidas agrícolas estará contemplada pelo PAC Agrícola, previsto para sair após a divulgação do Plano Safra 2007/08. "Quando o governo decidir tomar uma decisão os produtores já terão sido acionados judicialmente e provavelmente não terão mais suas máquinas e suas terras", disse o presidente da Famato.