Em momentos de crise, a busca pela redução de custos é uma das principais estratégias adotadas em uma atividade agropecuária. No entanto, essa ação gerencial pode incorrer em redução do retorno econômico, como quando a contenção de despesas leva a uma queda de desempenho da atividade.
Na produção de frango em formato de integração, algumas possibilidades para manter o desempenho da produção seriam a modernização das estruturas produtivas ou aumento do número de galpões por núcleo de aviário – o que possibilita a elevação do volume produzido, a diluição de determinados custos e o aumento das receitas com a produção.
A partir do levantamento de custos de produção do projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na região catarinense, constatou-se que além de uma melhor remuneração por ave, os galpões do tipo dark house também propiciaram um alojamento superior em duas aves por metro quadrado, ampliando as receitas e reduzindo o impacto de determinados custos de produção do frango por meio de um maior volume de cabeças entregues à integradora.
Confira o boletim técnico da CNA aqui.