Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Site abriga produção científica da Embrapa

<p>O objetivo do novo sistema é oferecer mais recursos ao visitante do site.</p><p></p>

Redação (02/10/06)- Livros, folhetos, teses, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos, documentos eletrônicos, sistemas de produção, a literatura gerada pela área de Pesquisa e Desenvolvimento das 40 unidades da Embrapa conta, agora, com um site exclusivo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O portal www.prodemb.cnptia.embrapa.br, colocado no ar em 18 de setembro conta com 86.641 registros . O objetivo do novo sistema é oferecer mais recursos ao visitante do site.

De acordo com um dos criadores do sistema, Marcos Cezar Visoli, o projeto gráfico do portal foi reformulado, o que permite ao visitante encontrar as informações desejadas com mais facilidade. O usuário encontra todas as informações em apenas uma página explica. Além disso, o sistema antigo mostrava, por exemplo, apenas os 500 primeiros registros relativos ao assunto pesquisado. Com o novo recurso, o visitante da página tem acesso a todos os registros disponíveis, relacionados ao tema .

Outra vantagem existente no novo portal refere-se à busca avançada, que oferece novas ferramentas de pesquisa, como busca por ano ou período, idioma, tipo e origem da publicação, além da possibilidade de realizar a pesquisa em unidade específica da Embrapa. Há, ainda, a opção de ordenar os resultados da pesquisa por relevância, título, autoria ou ano de publicação.

Os resultados da busca são apresentados em formato resumido, sendo que para ter acesso ao registro completo, em resumo ou sumário, basta clicar sobre o título do documento, destacado em azul. Para um dos responsáveis pela criação do sistema, Isaque Vacari, o atual modelo é mais resistente e seguro do que o anterior.

Testes de sobrecarga foram realizados simulando um grande número de acessos com diversas buscas ao mesmo tempo. Comprovamos a estabilidade, confiabilidade e segurança do sistema, avalia. Além disso, o tempo de resposta do site ficou mais rápido em relação ao anterior, podendo realizar buscas complexas em apenas meio segundo.

O sistema
De acordo com a política de utilização de software livre, adotada pela Embrapa, o novo portal eletrônico foi desenvolvido com tecnologias livres, que não precisam de pagamento de licença para serem utilizadas, além de permitirem modificações em seu conteúdo. A adoção do sistema permite, ainda, criar novos sistemas de informações para internet.