O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu relatório de exportações semanais apontando que a soja atingiu a marca dos 2,017 milhões de toneladas. O volume ficou bastante acima das expectativas do mercado, que variavam entre 1,1 e 1,4 milhão de toneladas.
O montante registra um aumento de 77% em relação à semana anterior e 62% se comparado a média das últimas quatro semanas.
Os embarques ficaram em 1,624 milhão de toneladas. As importações chinesas correspondem por 1,415 milhão de toneladas. A nação asiática é o principal destino das vendas norte-americanas.
Paralelamente,as vendas semanais de milho somaram apenas 212,5 mil toneladas.O mercado, entretanto, apostava em algo entre 650 mil e 950 mil toneladas. As exportações são, portanto, 86% menor do que na semana passada e 66% menor do que a média dos últimos quatro anos.
As exportações de trigo totalizam 574 mil toneladas e apresentam uma alta de 52% em relação à semana anterior. As vendas semanais do trigo ficaram dentro do esperado – 400 a 600 mil toneladas.
Esses dados do relatório de exportações semanais podem dar mais sustentação ao mercado da soja, que já encerrou o pregão noturno desta quinta-feira em alta. A chamada de abertura na sessão diurna na Bolsa de Chicago é de alta de 6 a 8 pontos.