As principais commodities agrícolas encerraram com movimentos de queda nas bolsas de Chicago (CBOT) e Nova York (ICE Futures), com exceção do trigo, que apresentou uma leve alta nesta terça-feira (25).
Apesar do rebaixamento das áreas em boa qualidade da soja pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o grão recuou na CBOT durante o dia, em um cenário de realização de lucros após os ganhos significativos do dia anterior. No entanto, os contratos fecharam acima das mínimas do dia em resposta aos fatores fundamentais, conforme explicou Rafael Silveira, analista da Safras & Mercado.
O mercado da soja continua preocupado com as perspectivas para o clima nas próximas semanas, com previsão de clima seco e temperaturas elevadas. Essas condições climáticas aumentam as chances de perdas no potencial produtivo.
Em relação ao trigo e ao milho, houve pouca variação nos preços hoje. Os investidores estão acompanhando de perto o avanço das tensões entre Rússia e Ucrânia, assim como o clima nos Estados Unidos.
Detalhes sobre a situação da soja
O USDA rebaixou as lavouras de soja em boas ou excelentes condições de 55% para 54%. Há um ano, o índice era de 59%. Além disso, o departamento relatou que 32% das lavouras estão em situação regular e 14% em condições ruins ou muito ruins.
Em relação ao desenvolvimento das lavouras, 70% estão em fase de florescimento, comparado com 56% na semana anterior, 62% no mesmo período do ano passado e 66% de média dos últimos cinco anos. Além disso, 35% das lavouras de soja estão em fase de formação de vagens, contra 20% na semana anterior, 24% no ano passado e 31% de média dos últimos cinco anos.
Detalhes sobre o milho
No milho, o índice de lavouras classificadas como boas ou excelentes permaneceu em 57%, abaixo dos 58% esperados pelo mercado e comparado aos 61% do mesmo período do ano passado.
Em relação ao desenvolvimento do milho, 68% dos campos estão em fase de embonecamento, em comparação com 47% na semana anterior, 58% no mesmo período de 2022 e 65% de média dos últimos cinco anos. Além disso, 16% das lavouras estão no estágio de enchimento de grãos, em relação aos 7% da semana anterior, 12% no ano passado e 14% de média.