Os suinocultores de Santa Catarina estão começando a trabalhar na recuperação das propriedades atingidas pelas tormentas e tornados que assolaram as zonas agrícolas do extremo oeste catarinense no último dia 07 de setembro, onde deixaram dezenas de famílias desalojadas. O que se vê na região são famílias tentando reconstruir suas propriedades, pessoas que perderam suas casas e aquilo que lhes dá sustento, os chiqueiros, a produção de leite, os aviários.
Na propriedade do suinocultor Valmor Rosa, 51 anos, no município de Guaraciaba, não foi diferente, nada restou, os chiqueiros que abrigavam cerca de 1500 suínos foram totalmente destruídos. Hoje ele está morando de aluguel com a família e dependendo da ajuda de parentes e amigos. “Uma vida que a gente trabalhou, durante tantos anos e acabou tudo em minutos, quando vimos não tinha mais nada. O que sobrou foi minha vida, da minha esposa e de meus dois filhos. É um sentimento de renascimento” diz. O grande desafio agora é começar tudo de novo. Sem dinheiro, os produtores esperam pela ajuda do governo e da população. “Agora queremos reconstruir nossa propriedade, os chiqueiros, as instalações dos animais para nós continuarmos na atividade, pois é a única coisa que sabemos fazer” enfatiza. Nas propriedades, o trabalho não para, porque para organizar tudo e voltar a vida normal irá demorar um bom tempo.
E com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e materiais de construção para a reconstrução das granjas de produtores de Guaraciaba e região que a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), juntamente com os Núcleos Regionais Municipais e de Criadores de Suínos, lançaram a campanha “SOS Criadores de Suínos do Extremo Oeste”.
Os interessados em colaborar com a campanha para ajudar a reconstruir as granjas dos produtores de suínos, poderão fazer suas doações através Banco do Brasil na Conta Corrente 46.428-7, Agência 0410-3 “ACCS – SOS Criadores de Suínos”, ou ainda, contribuindo com materiais de construção como: tijolo, telhas, cimento, madeira, cortina para chiqueiros.
Para mais informações, contate a ACCS, 0800-7030415.