Redação (16/06/06)- O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) tem de vigorar a partir de 1 de julho. O anúncio é do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Oliveira da Costa. Conforme o decreto 5.741, o texto deverá estar publicado até a data no Diário Oficial da União.
Atualmente, o Mapa opera na regulamentação de produtos de origem animal. “O ministério aprimora as regras de inspeção vegetal e de insumos agrícolas, mas os produtos de origem animal são prioridade por terem maior demanda”, justifica o diretor.
Até o dia 22, estará em consulta pública a versão preliminar do manual para adesão dos estados e municípios ao Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários, que integra o Suasa. O diretor informa que, num primeiro momento, será harmonizada a inspeção de produtos. “A fiscalização ocorrerá nos estados, municípios e frigoríficos e depois veremos como ocorrerá a inspeção.” A autorização do comércio entre municípios e estados é originária da lei 9.712/98.