A Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec), que envolve suinocultores integrados à BRF, esteve reunida no auditório do Sindicato Rural de Toledo. Durante o encontro, realizado na última sexta-feira (10/02), foram colocados em pauta assuntos como horários de recebimento e carregamento de leitões e de rações, e custos de produção de leitões.
No tocante aos horários, os representantes dos suinocultores na Cadec citaram a necessidade de melhorias, considerando a mão de obra exigida para a realização do serviço. Já a empresa entende que os horários de carregamento dos leitões deve ser combinado com o classificador.
Mas um dos principais itens na pauta que permeia toda reunião é a avaliação dos custos de produção. O presidente da Cadec, Miguel Thomas, que faz parte do Sistema de Produção de Leitões (SPL), sublinhou que ocorreram muitas elevações dos custos. Para expor a necessidade de reajuste, ele apresentou uma planilha que comparou gastos na produção de leitões e o preço recebido. Com o diálogo estabelecido, chegou-se a um consenso de que haverá aumento de 5% para vigorar com leitões carregados a partir de 1º de março de 2023.
Representando os ciclos da suinocultura, participaram da reunião os produtores Miguel Thomas (SPL), Jacir Dariva (SPL), Elói Fávero (SPD), Gladecir Marmentini (SPD), Graciano Peretto (SPD), Joemir de Oliveira (SPD), Jhonatan Campagnolo (SPD) e Gilberto Rossi (SPD). Por parte da empresa, participam o supervisor Rafael Bragatto e o gerente agropecuário da unidade de Toledo, Antonio Viscondi Júnior.
Está prevista ainda a renovação de membros da Cadec, o que deve ocorrer com a publicação de edital. A próxima reunião da Cadec está pré-agendada para dia 15 de maio em local a definir.