Redação SI (11/08/06)- A suinocultura é uma das principais atividades que alavanca a economia do Estado de Santa Catarina, mas devido ao alto crescimento e concentração da produção, vem gerando um agravante relacionado a poluição ambiental por dejetos de suínos. É neste sentido que a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, junto a outras entidades, órgãos ambientais públicos e privados, vem buscando alternativas e novas tecnologias a fim de manter a atividade predominante e com ampla preservação do Meio Ambiente.
Uma destas alternativas é o Projeto da ACCS de Sustentabilidade, PAS, que propõe aos suinocultores catarinenses a possibilidade de vendas de Créditos de Carbono e adesão ao Protocolo de KYoto.
Em apoio a este e outros projeto que a ACCS tem alavancado em benefício dos suinocultores de Santa Catarina, diversas pessoas e órgãos públicos e privados se envolveram. Em reconhecimento a este incentivo a suinocultura de nosso Estado, é que a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, presta homenagens a estas pessoas, que sempre foram e continuam sendo, um alicerce e um ponto de apoio para a atividade.
Na manhã desta quina-feira, dia 10 de agosto de 2006, a ACCS fez homenagem ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Idair Piccinin, que como suinocultor, sempre esteve presente e envolvido com as questões da suinocultura, principalmente sensível e lutador pelas causas da ACCS. Piccinin emocionado, lembrou que junto aos seus pais, que estavam presentes, sempre trabalhou na suinocultura, naquele tempo não tinha pá de metal para limpar as baias, era de madeira mesmo e por conta deste trabalho, tive tétano por duas vezes, mas sempre consegui superar estas dificuldades, destacou.
Outro homenageado foi o Presidente da Fapesc, Wladimir Piacentini, órgão Estadual, que está financiando diversos projetos em benefício do Meio Ambiente, viabilizando que o suinocultor continue na atividade sem poluir. Piacentini reforçou que todas as ações que a Fapesc se envolveu em benefício da suinocultura, foram por esforço e competência do ex-governador Luis Henrique da Silveira.
Encerrando as homenagens, o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, fez o agradecimento em nome dos suinocultores ao ex-governador Luis Henrique da Silveira, pelos relevantes serviços prestados a suinocultura catarinense. Luis Henrique lembrou de todos os esforços, que junto ao presidente da ACCS, Wolmir de Souza, fez na Rússia para que aquele país voltasse a comprar carne suína de SC, bem como outras ações em benefício dos suinocultores catarinenses. Os tre homenageados agradeceram e se comprometeram em continuar trabalhando em benefício dos suinocultores, mas todos reforçaram que os grandes homenageados são os suinocultores do Estado que sempre estão na ativa, e mesmo com dificuldades não desanimam.
O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, destacou a importância destas pessoas em todos os trabalho que a ACCS vem desenvolvendo que junto aos suinocultores de SC, são batalhadores pela causa.