A autorização de exportação de carne suína para o Uruguai fecha com grande sucesso um ano muito difícil para a suinocultura paraguaia, disse o presidente da Associação dos Criadores de Porcos do Paraguai (ACCP), Dr. Hugo Schafrat. “O Uruguai é um país com tradição na importação de carne suína, são compradas mais de 40 mil toneladas por ano, volume 4 vezes superior à nossa capacidade de exportação hoje”, frisou.
Ele acrescentou que é um país que está muito próximo, gera menos gastos com embarques. Produz poucos grãos e sua suinocultura não é muito representativa, o que significa que a partir de agora será um destino muito bom para a carne suína paraguaia.
Ele destacou que o Uruguai é um mercado muito mais interessante que o brasileiro porque o embarque para o Brasil foi algo circunstancial, já que o país vizinho é um dos maiores exportadores de carne suína do mundo.
“Acho que o Uruguai, somando a Taiwan que esperamos a qualificação no primeiro trimestre de 2021, pode ser a possibilidade de termos preços da carne suína que superem o custo de produção nesta fase de preços elevados de matérias-primas como milho e soja “Schafrat disse.