Redação SI (26/07/07) – A realidade já não é mais a mesma, mas a Suileite tem como um dos objetivos, resgatar as antigas exposições de suínos, marca registrada no estado. Com pouco mais de 50 suínos expostos e menos de 10 expositores, no galpão destinado a atividade suinícola, é possível encontrar o que há de melhor na genética e qualidade de animais hoje existentes.
Segundo Volmir de Souza, presidente da ACCS, “temos que reconhecer as dificuldades econômicas no momento e as que ocorreram final de semana, somos consciente que superamos e estamos otimista com a 2° Suileite, pois o diferencial é que o evento é voltado para Suinocultor, e ainda, é mostrar o que há de melhor em novas tecnologias, nutrição animal, entre outras atividades. O tempo tem contribuído, nos garantindo um evento excelente e com certeza superando nossas expectativas, pois temos um público fiel e presente”, afirma.
Embrapa presente na Suileite
A Embrapa também está presente na Suileite, foram inscritos cerca de 500 animais para participar do torneio leiteiro e exposição de gado de leite. Para exposição de suínos foram selecionados em torno de 100 animais. O estande da Embrapa Suínos e Aves mostrará aos visitantes, além do MS 60, uma proposta de instalação de biodigestor numa granja de suínos, um projeto para cisterna e a compostagem de carcaças. O granulômetro, equipamento que mede o tamanho da partícula do milho em rações, também estará no estande. O MS 60 será a única tecnologia não presente no estande. Ele ficará no pavilhão de suínos.