Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Suínos na redação

Com parceria entre Universidade do Paraná e ABCS, 65 mil crianças participam de concurso de redação sobre suinocultura no Estado.

Suínos na redação

A Universidade do Paraná, do Campus de Francisco Beltrão, firmou na noite de ontem uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos para envolver os alunos de nutrição no estimulo da participação de jovens e crianças no concurso de redação sobre “A Importância da Carne Suína para o Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná”, que será lançado pela ABCS em Francisco Beltrão. Em palestra que reuniu mais de 80 estudantes do 3º ano do curso de Nutrição da UNIPAR, as entidades acordaram uma união para levar mais informações aos estudantes das escolas dos 20 municípios do núcleo regional de educação, do ensino médio ao fundamental.
O diretor da UNIPAR do campus de Francisco Beltrão, professor Claudemir de Souza, explica que num primeiro momento estará envolvida toda a faculdade de nutrição na divulgação das qualidades nutricionais da carne suína e os benefícios que ela pode trazer a saúde. “A idéia da parceria é auxiliarmos o trabalho que tem sido realizado pela Associação no estado, já que a suinocultura aqui representa grande parte do PIB do sudoeste. Com a campanha de redação, iremos conscientizar crianças e jovens da importância dessa produção para a região e também desmistificar informações que levam ao preconceito em relação à carne suína”, explica.

Para a coordenadora do curso de nutrição da UNIPAR, Vivian França, desmistificar a visão de que carne suína é prejudicial à saúde é o principal ponto a ser abordados pelos profissionais e estudantes de nutrição. “Nosso objetivo será levar às pessoas dados e estudos que comprovem as qualidades e assim eliminem a associação da carne suína com gordura e aumento de colesterol” conta. A nutricionista explica que há possibilidade da criação de cartilhas informativas, mas que nessa primeira etapa será priorizada a conscientização verbal.
A parceria visa, ainda, envolver outros cursos da universidade no desenvolvimento da suinocultura, explica o diretor do campus. Para Claudemir é de extrema importância a união de todos os elos da cadeia, desde o fornecimento de insumo até o produto final. “Nossa universidade possui cursos que podem estar ligados à produção suinícola, por isso, em breve desejamos envolver as áreas de administração, ciências biológicas, engenharia ambiental, entre outras. Já estamos discutindo a possibilidade de criarmos uma feira voltada somente para a suinocultura, ou seja, a parceria proporcionará à comunidade mais conhecimento, informação e como resultado uma melhor qualidade nos processos de produção, industrialização e comercialização da carne suína”, diz. Para o presidente da ABCS, Irineu Wessler, a parceria com a UNIPAR é fruto da sinergia gerada pelo evento-protótipo de Beltrão. “A união das entidades é resultado de todo o trabalho realizado na cidade, desde as ações em supermercado e açougues, passando pelos treinamentos de cortes e palestras de nutrição. Gerar esse espírito de mobilização nas cidades é o caminho para alcançarmos nossa mete e dar a carne suína o espaço que ela merece”, finaliza.
A suinocultura no sudoeste do Paraná reúne mais de 800 granjas em 42 municípios e é responsável por cerca de 2.800 empregos diretos e 8.600 indiretos. A renda anual gerada pela produção suinícola ultrapassa R$ 350 milhões.

Concurso de Redação

Idealizado pela ABCS, o concurso de redação é uma das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e tem como objetivo envolver jovens e crianças na conscientização da importância da suinocultura para o sudoeste do Paraná. A partir da próxima semana, 208 escolas dos 20 municípios do núcleo regional de educação de Francisco Beltrão receberão o regulamento para iniciar as redações. Com a participação de 65 mil crianças o concurso terá prêmio em três categorias, de 1ª série a 4ª série do ensino fundamental, de 5ª série a 8ª série do ensino fundamental e de 1ª série e 3ª série do ensino médio. O resultado sairá em junho.