Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Sustentabilidade é destaque na abertura do Simpósio da ACAV

Evento reúne pesquisadores e empresários da avicultura mundial, em Florianópolis

Sustentabilidade é destaque na abertura do Simpósio da ACAV

A sustentabilidade foi um dos temas de destaque da abertura do 13º Simpósio de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, nesta terça-feira (4), em Florianópolis. Organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), este é um dos maiores eventos científicos da agroindústria avícola mundial e reúne cerca de 700 pesquisadores, técnicos, dirigentes e empresários do setor.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, um dos palestrantes da noite, ressaltou que “a sustentabilidade nem é mais um requisito, é parte do negócio”. Ele explicou que é necessário observar e respeitar os diferentes hábitos de consumo, culturas e religiões ao redor do mundo para o sucesso do agronegócio brasileiro. “Exportamos proteína para mais de 150 países e é preciso estar atento ao que acontece lá fora”, frisou.

Uma tendência em comum entre os consumidores em diferentes países é a preocupação com a origem dos alimentos que consomem e com a responsabilidade social de quem os produz. “Reduzir o desperdício, por exemplo, é uma das cinco tendências globais que devem nortear a indústria dos alimentos nos próximos anos. É necessário atentar tanto para a reutilização de sobras e descartes na produção de novos alimentos quanto para tecnologias e inovação na produção de embalagens recicláveis”, orientou o presidente da ABPA.

O dirigente participou de uma mesa redonda que também contou com o presidente da ACAV, Ricardo Castellar de Faria, e com o presidente do Sindicarne, José Antonio Ribas Junior.

O potencial empreendedor e de adaptação dos catarinenses foi ressaltado pelo presidente da ACAV. “Os nossos empresários investiram décadas de trabalho e estudo para construir uma das mais avançadas indústrias avícolas do mundo. Isso envolve conhecimento científico, pesquisa, tecnologia, inovação e gestão”.

“Mas eu brinco que não são apenas as embalagens que precisam ser recicladas. O produtor, a indústria e toda a cadeia produtiva precisam se reciclar constantemente, de acordo com as demandas do mercado”, complementou o coordenador geral do evento, Bento Zanoni.