Nos principais alicerces do novo modelo de gestão da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) estão as Câmaras Setoriais. Nos primeiros seis meses deste ano foram instaladas quatro das 12 câmaras previstas pela entidade. A primeira a entrar em funcionamento foi a Câmara de Sustentabilidade e Relações Laborais, cuja reunião inaugural ocorreu em 27 de maio, na sede da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), em Florianópolis (SC).
Presidida pelo diretor executivo da Acav, Ricardo Gouvêa, a câmara dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de trabalho formado por Acav, Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav, Porto Alegre/RS) e Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar, Curitiba/PR) na discussão de temas relevantes para a cadeia produtora e exportadora de frango.
Entre esses temas incluem-se as medidas que podem ser propostas para melhorar a relação entre integrados e a agroindústria e os relacionados ao meio ambiente.
“Com a união das entidades nacionais do setor avícola, e que resultou na criação da Ubabef um novo modelo de gestão de trabalho foi estabelecido. Nesse sentido resolvemos pela implantação de Câmaras Setoriais, para que, em parceria com as demais entidades do setor, discutamos as questões relevantes para o incremento avicultura”, afirmou Turra. “A ideia é ampliar essas ações para os demais Estados onde a produção avícola é feita em sistema de integração”, concluiu.