O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, recebeu, nesta quarta-feira (24), os vencedores da primeira edição do Prêmio Mapa de Jornalismo. Stephanes parabenizou os repórteres e explicou que a escolha do tema do concurso – iniciativas inovadoras na agricultura que beneficiam o meio ambiente – se relaciona com importantes questões da atualidade. “A sustentabilidade faz parte de um processo que temos discutido muito na nossa área”, enfatizou.
Stephanes conversou com os jornalistas vencedores sobre as principais questões que permeiam a agricultura, como as medidas propostas pelo Ministério da Agricultura para o controle das emissões de gases de efeito estufa e a atual legislação ambiental. Ele reafirmou, ainda, a importância de instrumentos legais para que o Brasil exija reciprocidade de países importadores nas questões que envolvam desmatamento. “Se o nosso agricultor, para produzir, se submete a exigências ecológicas, temos que pedir atitudes pelo menos similares”, disse.
Diante dos premiados o ministro da Agricultura defendeu o papel dos meios de comunicação na formação de opinião da sociedade. “Queremos mostrar a face que pouca gente conhece do Ministério da Agricultura, em termos de inteligência e interesse em resolver as questões entre produtores rurais e ambientalistas”, afirmou o ministro.
Prêmio – Os repórteres disputaram prêmios em quatro categorias: Jornalismo Impresso, Internet, Radiojornalismo e Telejornalismo. Os profissionais atuam em veículos de comunicação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A cerimônia de premiação ocorrerá a partir das 19h30 de hoje, no Espaço Cultural da Anatel, em Brasília. O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil.