A Agência Nacional de Imigração enfatizou no último dia 15/078 o apelo para que as pessoas não levam carne suína para o país de áreas afetadas pela peste suína africana, citando um número crescente de infrações por estrangeiros nos últimos dois meses.
Segundo a agência, quatro trabalhadores migrantes e um empresário estrangeiro foram parados em aeroportos de Taiwan nos últimos dois meses por chegarem ao país com produtos suínos ilegais. Três trabalhadores foram impedidos de entrar porque não conseguiram pagar a multa de NT$ 200.000 (US$ 6.673). O outro trabalhador teve a entrada inicialmente negada, mas teve a multa paga pela família no exterior, enquanto a multa do empresário foi coberta pela empresa convidada, informou a agência em nota.
Qualquer pessoa pega levando ou enviando produtos suínos para Taiwan de áreas afetadas pela peste suína africana pode enfrentar uma multa de até US$ 1 milhão, assim como qualquer pessoa que receba esses pacotes, disse a agência.
O lembrete veio antes do Mid-Autumn Festival, um importante festival tradicional celebrado em Taiwan com churrascos e presentes. O festival será em 10 de setembro deste ano.
Existem 72 áreas de alto risco afetadas pela peste suína africana, principalmente na África, Ásia e Europa, disse o Centro Central de Operações de Emergência, acrescentando que Taiwan não teve nenhum caso até o momento.
O vírus não prejudica os seres humanos, mas pode ser fatal para os porcos e pode devastar a indústria de criação de porcos do país, avaliada em mais de NT $ 170 bilhões, disse o Conselho de Agricultura.