Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Temporal em SC

Com previsão de tempo firme até quarta, cidades catarinenses começam a se reerguer. Apesar da trégua do tempo, nove municípios continuam em estado de calamidade pública.

A forte chuva que devastou cidades em Santa Catarina e provocou três mortes deu uma trégua neste fim de semana e o tempo deve continuar seco, pelo menos, até quarta-feira. Com a diminuição dos volumes dos rios, alguns municípios já começaram a planejar sua reconstrução.

Nesta segunda-feira, a prefeitura de Blumenau, cidade que saiu da situação de emergência neste domingo, após três dias e meio, irá iniciar atendimentos às famílias atingidas pela chuva. Oito escolas da região, seis em Blumenau e duas em Ilhota, e um Centro de Educação Infantil de Blumenau devem retomar as aulas na terça.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, viajará neste início de semana a Brasília na tentativa de agilizar a liberação de mais de R$ 34 milhões em recursos para o município. Dentre os principais assuntos que serão tratados está a situação em que se encontra o município, que decretou calamidade pública.

Apesar da trégua do tempo, nove municípios continuam em estado de calamidade pública. De acordo com o último relatório publicado pela da Defesa Civil, Taió, Lontras e Laurentino entraram neste domingo para lista que já contava com Rio do Sul, Brusque, Agronômica, Ituporanga, Aurora e Presidente Getúlio.

Ainda segundo o relatório do órgão, quase um milhão (935.932) de pessoas já foram afetadas. O número de desalojados se aproxima dos 160 mil e o de desabrigados chega a 15 mil.