Com o intuito de promover a troca de conhecimentos e práticas agrícolas, além de apresentar inovações e estreitar os laços entre o agricultor, fornecedores e compradores, iniciou-se nesta quarta-feira (10) a realização dos tradicionais Dias de Campo no Paraná, promovidos por empresas privadas e cooperativas.
Em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste, a Cooperativa Agroindustrial Copagril reuniu seus associados para o Show do Agronegócio Copagril, na Estação Experimental. Em Cafelândia, também na região Oeste, o evento foi coordenado pela Copacol no Centro de Pesquisa Agrícola. Ambas as iniciativas se estenderão até sexta-feira (12).
“O Dia de Campo é um momento para discutir questões importantes do nosso negócio, que é produzir proteínas e fibras para o Brasil e o mundo, aproximando as pessoas, identificando as melhores práticas, estudando a forma correta de agir e conhecendo as novidades que impactarão a produção, quer queiramos ou não, pois fazem parte da evolução”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, presente nos dois eventos. “É necessário avançar em direção a uma agricultura cada vez mais natural, biológica, fundamentada em ciência, refinamento e precisão”.
Segundo o secretário, o cotidiano da atividade no campo nem sempre permite que o agricultor se mantenha atualizado. “Eventos dessa natureza felizmente vieram para ficar, proporcionando a aproximação do agricultor com o conhecimento, a inovação e as novidades aplicáveis nas propriedades”, afirmou. “Precisamos incorporar o futuro de maneira mais imediata”.
Ele ressaltou o bom desempenho que a agropecuária teve em 2023 no Paraná, sendo responsável por 70% do esforço exportador. Além disso, mencionou a decisão da China de realizar auditorias em 29 frigoríficos brasileiros – cinco deles no Paraná – para iniciar a exportação de proteínas animais. “Estamos colhendo os frutos do que plantamos, especialmente o fim da vacinação contra febre aftosa”, afirmou o secretário.
Além de serem eventos gratuitos, os Dias de Campo proporcionam ao produtor a oportunidade de dialogar com os profissionais que explicarão os resultados dos experimentos. “Os investimentos crescentes em Dias de Campo e eventos tecnológicos impulsionam significativamente o crescimento da agricultura”, destacou Ortigara.
Evento tradicional de aves e suínos
Outro tradicional evento do agronegócio realizado no Oeste Produtivo é a AveSui. A AveSui, Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos, chega a sua 23ª edição em 2024. Por mais de 20 anos, a feira voltada para os setores de aves e suínos, se fez presente próximo aos produtores, levando inovação, tecnologia e tendências dos setores. Por isso, desde 2018 a AveSui América Latina é realizada no Oeste paranaense. A Região Sul do Brasil está consolidada como o maior centro de produção de proteína animal do mundo.
Além disso, os três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda são responsáveis por uma grande fatia da produção nacional de grãos e oleaginosas. E dentro desse cenário, o Oeste do Paraná, uma área estratégica, localizada na Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) e próximo ao Centro-Oeste, com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, A região é alvo de investimentos significativos por parte de Cooperativas, Agroindústrias e empresas ligadas aos setores da avicultura e suinocultura.
Em 2024, a AveSui América Latina será realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril de na cidade de Medianeira, Paraná, no LAR Centro de Eventos, reunindo toda cadeia produtiva de aves e suínos em conjunto com a Feira Biomassa e Bioenergia. Além da feira de negócios, o público conta também com o 22º Seminário Internacional de Aves e Suínos e 8ª Edição do Prêmio Quem é Quem Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!