Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catatina

Treinamento capacita veterinários a detectar casos de síndrome respiratória em aves

Cidasc tem reforçado as medidas de prevenção, orientando os produtores quanto aos cuidados para reduzir o risco de contaminação de suas aves

Treinamento capacita veterinários a detectar casos de síndrome respiratória em aves

Médicos veterinários do Departamento de Regional de Xanxerê participaram de treinamento prático em necropsia e coleta de material em suspeitas de síndrome respiratória e nervosa da aves (SRN), cujas doenças-alvos de investigação são influenza aviária e Doença de Newcastle. A capacitação ocorreu no dia 7 de fevereiro, em um estabelecimento comercial de frango de corte cedido pela integradora Auroracoop, na Linha Pesqueiro do Meio, em Xanxerê. Nove veterinários da integradora participaram da atividade. 

Durante o treinamento, ministrado pelo responsável regional em sanidade avícola, o médico veterinário Mário Henrique Conde, os veterinários receberam informações atualizadas sobre procedimentos de notificação e atendimento de suspeitas. Na etapa prática, foi realizada necropsia e colheita de amostras.

Recentemente, foram detectados casos de influenza aviária na Bolívia, doença que já atingiu também outros países da América do Sul, como Equador, Peru, Chile, Venezuela e Colômbia. O Brasil mantém o status de livre da doença, nunca registrada em seu território. 

A Cidasc tem reforçado as medidas de prevenção, orientando os produtores quanto aos cuidados para reduzir o risco de contaminação de suas aves, e promovendo treinamentos teóricos e práticos aos médicos veterinários da companhia, para que possam identificar e investigar casos suspeitos de maneira rápida e eficaz. A prevenção e a resposta rápida em caso de emergência sanitária salvaguardam ao máximo a produção agropecuária, o produtor e a população catarinense. 

As orientações aos produtores podem ser conferidas neste vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Cidasc: