A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) ganhou mais dois novos associados: a Tyson do Brasil e a Minuano. Com as novas adesões, a Abef encerra 2009 com 32 associados, um crescimento de 40% no ano.
O Grupo Tyson Foods iniciou suas atividades na década de 30, nos Estados Unidos, e é hoje um dos maiores processadores de carnes de frango, bovina e suína do mundo. Possui clientes e consumidores nos EUA e em mais 90 países. A Tyson ingressou no mercado brasileiro de produção de frangos em setembro de 2008, com a aquisição da Macedo Agroindustrial, da Avícola Itaiópolis e da Frangobras.
A Companhia Minuano de Alimentos, localizada em Lajeado (RS), ingressou no mercado avícola em 1955, com a produção de ovos e pintos de um dia. Em 1971, deu início à produção e comercialização de carne de frango. Cinco anos depois, entrou no mercado internacional, com exportações para o Oriente Médio, e em 1983 passou a atender também aos mercados da Europa e do Japão.
“Esse crescimento do número de empresas associadas é um indicador extremamente positivo, não só para a Abef, mas para toda a avicultura brasileira de exportação, indicando a pujança e a união do setor”, destacou o Presidente Executivo da entidade, Francisco Turra.