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UK Experience

<p>A experiência britânica no setor de alimentos e bebidas será tema de evento no dia 29 de novembro.</p>

Redação (27/11/06) – O IATC – International Agricultural and Technology Centre, órgão britânico de promoção comercial para agronegócios, juntamente com o Consulado Britânico e empresa de consultoria Cetus Inter-Trade Consulting, está realizando o seminário UK Experience: A Experiência Britânica no Setor de Alimentos e Bebidas. O evento será realizado

O seminário será realizado no dia 29 de novembro, no auditório da Cultura Inglesa (Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros), e tem entre os seus principais objetivos mostrar alternativas e soluções para as dificuldades enfrentadas pelo setor de alimentos e bebidas no Reino Unido e na Europa, e ainda, promover a troca de informações entre as indústrias brasileiras e as maiores autoridades mundiais nos temas abordados.

Experiências vivenciadas pela indústria alimentícia do Reino Unido são certamente muito úteis aos empresários brasileiros. Além disso, à medida que cresce a exportação dos produtos brasileiros, aumentam as exigências por segurança, qualidade, marketing, inovações de produtos, entre outras.

Os palestrantes convidados são personalidades das esferas governamental e privada envolvidas no comércio internacional de alimentos e bebidas e representantes de empresas britânicas com expertise nas diversas áreas da indústria.

O Reino Unido tem se destacado como centro de desenvolvimento de inúmeras soluções para a indústria alimentícia mundial, sendo um dos principais fornecedores de tecnologia, serviços e pessoal qualificado. Está é oportunidade para as indústrias de alimentos e bebidas do Brasil aprenderem através da expertise Britânica, desenvolvida ao longo dos últimos anos.

O evento vai enfocar diversos aspectos da comercialização internacional de alimentos e bebidas, incluindo tendências de mercado, embalagem, certificação, rastreabilidade e gerenciamento de crises.

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2006

08:00
Café de Boas vindas e credenciamento

08:45
Boas Vindas: Sr. Martin Raven (Cônsul Geral de Sua Majestade Britânica em São Paulo)

09:00
Palestra de Abertura: Potencialidades do Agronegócio Brasileiro Desafios dos Novos Mercados
Dr. Marcus Vinícius Pratini de Moraes
Presidente da ABIEC Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne

09:45
Uma Visão Geral do Mercado Europeu de Alimentos e Bebidas
Ian Scholan, Gerente de Negócios da Área de Inteligência de Mercado
Leatherhead Food International

A palestra é uma revisão do desenvolvimento do mercado mundial de alimentos e bebidas. Qual é a atual taxa de crescimento ou declínio? Qual a estimativa do mercado para 2020? Quais são as tendências em consumos de alimentos por continente? Quais são as tendências mundiais de crescimento nos principais setores de alimentos e bebidas?
As diretrizes do mercado e a preocupação com os consumidores trarão importantes critérios para o setor de alimentos e bebidas na Europa. Quais são as oportunidades? Que categorias estão em fase de crescimento? Por que estão crescendo?

O próximo passo é, então, analisar os produtos top de linha na Europa serão analisados e, como os fabricantes de alimentos e bebidas estão avançando e promovendo suas linhas de produtos, a fim de adaptá-los às demandas do consumidor moderno e às mudanças na sociedade. Quais são os produtos? Quem é o consumidor? Quais segmentos sua marca teria como meta?

10:30
Coffee Break

11:00
Como Aumentar a Vida Útil do Seu Produto e Agregar Valor
Alan Campbell, Gerente de Seção, Embalagem e Fabricação
Campden & Chorleywood Food Research Association

A embalagem é muito mais do que uma simples caixa. É uma maneira de promover seu produto para o consumidor. Além disso, se usada corretamente, a embalagem pode agregar valor ao produto, aumentando sua vida útil. Esta apresentação abordará os tipos de embalagem atualmente usados e algumas idéias em desenvolvimento para o futuro. Os benefícios de se utilizar diferentes tipos de embalagem para produtos similares também serão analisados, o que inclui a seleção de propriedades de barreiras.

O mercado de alimentos refrigerados está crescendo rapidamente no Reino Unido. Este segmento dobrou de volume nos últimos dez anos. A maioria dos produtos consiste em refeições prontas para o consumo. O Brasil é atualmente um dos principais fornecedores de alguns destes ingredientes a granel. Contudo, para se manter neste mercado é necessário fornecer ingredientes frescos como frutas e vegetais selecionados.

O transporte de ingredientes frescos, tanto aéreo como marítimo, apresenta desafios, que serão brevemente discutidos.

11:45
Gestão da Segurança de Alimentos, Certificações Internacionais de Segurança de Alimentos (BRC – British Retail Consortium, ISO 22000, EUREPGAP & HACCP)
Joy Franks, Gerente Global de Produto – Alimentício
BSI Global
A apresentação abrangerá os princípios e fundamentos das normas BRC, seus requisitos para a certificação internacional de alimentos, incluindo uma visão geral de outras normas de segurança de alimentos usadas no Reino Unido e nos Estados Unidos, como HACCP, ISO 22000, IFS e Eurepgap.

12:30
Almoço

14:30
Rastreabilidade na Cadeia Alimentícia
Alan Speight
Traceall Ltd
A palestra fornecerá uma perspectiva sobre rastreabilidade na cadeia alimentícia, cobrirá o ritmo de mudanças no Reino Unido e Europa, o impacto da globalização e as diferentes tecnologias com base no sistema de softwares de rastreabilidade e acompanhamento de dados da TraceAll. Indicará quais as exigências de rastreabilidade para que as empresas brasileiras de alimentos possam exportar seus produtos para o Reino Unido e Europa.

15:15
Gerenciamento de Crises:
Tony Hines, Diretor Suplente, Gerente de Informação, Treinamento e Gestão de Crise
Leatherhead Food International
Nessa apresentação serão citados os recentes incidentes com alimentos e bebidas, o impacto causado nos consumidores e a reação da mídia. Tony Hines relacionará estes incidentes com a falta de preparo dos fabricantes de alimentos no gerenciamento de crise e, como cada empresa e país têm a responsabilidade de “olhar para o horizonte” em busca de questões que possam ter um impacto negativo na segurança do consumidor e na rentabilidade de seus produtos. Uma vez identificadas essas questões, as empresas podem desenvolver planos de emergência para gerenciar o nível de risco ou esforçar-se para reduzi-lo a um nível aceitável. A segurança do consumidor é sempre a prioridade número um no gerenciamento de uma crise. Assim como a cadeia de fornecedores de alimentos torna-se maior e o mercado externo mais acessível, a habilidade em gerenciar essas questões simultaneamente em diferentes regiões e idiomas torna-se um pré-requisito para um planejamento bem sucedido e para a prevenção de incidentes, que podem desencadear uma crise para as marcas, empresas e países.
Tony atualmente está trabalhando em um plano de contingência e bio-segurança em fábricas e varejo e plano de emergência para a Gripe Aviária na população e em aves domésticas.

16:00
Conclusões Finais e debates

17:00
Coquetel de Encerramento

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2006
(Vagas Limitadas para os 70 primeiros inscritos)

Despacho Executivo:

As empresas inscritas no evento poderão agendar reuniões com os palestrantes ou com representantes de suas empresas, com objetivo de esclarecer questões, discutir tópicos abordados nas palestras que se encaixem na realidade de cada empresa e ainda, obter mais informações sobre as empresas inglesas.

O número de vagas para essas reuniões é limitado para os 70 primeiros inscritos e conforme disponibilidade dos palestrantes. O agendamento eletrônico das reuniões estará disponível após confirmarmos o recebimento do pagamento de sua inscrição

As inscrições do evento podem ser realizadas através do site www.ukexperience.com.br.