A última reportagem da série especial sobre os 50 anos da Ocepar, exibida pelo programa RIC Rural, na TV Ric/Record, foi ao ar neste domingo (30/01). O programa, apresentado pelos jornalistas Rose Machado e Sérgio Medes e com produção de Rogério Recco, trouxe uma reportagem especial o trabalho desenvolvido pelas cooperativas Integrada, Cocamar e Coamo. Esta série foi ao ar com o patrocínio da Central Sicredi PR/SP/RJ.
Representatividade – Foram entrevistados os presidentes Jorge Hashimoto, da Integrada, José Aroldo Gallassini, da Coamo, Luiz Lourenço, da Cocamar e José Roberto Ricken, do Sistema Ocepar. Hashimoto, Gallassini e Lourenço também são diretores da Ocepar. Para Luiz Lourenço, a Ocepar é uma entidade representativa, “ela organiza as cooperativas no estado. Ao longo dos anos teve ótimos presidentes, pessoas muito capacitadas. A entidade Ocepar hoje é dirigida por um grupo enorme de pessoas bem-preparadas”.
OCB – O dirigente destaca também que o trabalho fundamental da Ocepar é a representação política, junto ao Executivo, Legislativo de Judiciário. “Todo este trabalho é feito em Brasília, em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), na defesa dos interesses do cooperativismo. A Ocepar produz muitos estudos que subsidiam as cooperativas em suas pautas, tem credibilidade diante das autoridades, portanto ela é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo”, frisou.
A série – Em oito episódios, o objetivo da série foi mostrar o trabalho realizado pela Ocepar, que completou cinco décadas no dia 2 de abril deste ano, e a realidade do cooperativismo nas diferentes regiões do estado. As matérias especiais começaram a ser veiculadas no dia 24 de maio, com uma reportagem especial exibida por mês.