Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

União em uma entidade avícola

Ubabef realiza Assembleia Geral e reafirma união da cadeia produtiva em uma única entidade.

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef), entidade máxima do setor avícola brasileiro, realizou em São Paulo (SP), sua Assembleia Geral Ordinária, encontro anual promovido pela entidade para avaliar o trabalho realizado, discutir o andamento das atividades e o levantamento de demandas institucionais e setoriais da avicultura. 

Dezenas de associados à entidade estiveram presentes no encontro, capitaneado pelo presidente do Conselho Diretivo da Ubabef, Antônio Augusto de Toni (Brasil Foods). Em pauta, estiveram tópicos relativos as ações da Presidência Executiva, o planejamento da entidade para os próximos 12 meses, bem como a prestação de contas e aprovação do orçamento para 2011.

Na oportunidade, o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra, destacou as principais atividades da associação ao longo de 2010, um ano após a união das antigas entidades, UBA e Abef. Ressaltou os bons resultados a partir dessa união, com o trabalho das Câmaras Setoriais da entidade, além das ações com foco nas exportações e o fortalecimento político do setor avícola.

“Um ano após a união da UBA com a Abef, a conclusão de toda a cadeia produtiva é que a consolidação da Ubabef foi uma das iniciativas mais importantes ocorridas na história da avicultura. Nunca o setor esteve tão fortalecido politicamente, atuando de forma unida na defesa dos interesses de empresas e entidades estaduais e setoriais, que representam 1,5% do PIB e 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos”, ressaltou Turra.

Uma entidade consolidada – Também no dia 28 de abril a Ubabef completou um ano de sua instituição, fruto da união entre a UBA (focada em produção) e Abef (direcionada à exportação), aprovada por unanimidade entre os associados das duas entidades.

O sucesso da constituição da Ubabef pode ser ilustrado pelos números: foram  mais de 450 reuniões e audiências com representantes governamentais e da iniciativa privada,  61 palestras,  mais de 30 participações em eventos internacionais, além de centenas  participações em missões internacionais,  congressos e feiras nacionais, audiências com ministros e autoridades do Brasil e estrangeiras, entre outras incontáveis ações promovidas pela entidade-mãe do setor avícola.

Os avanços não se resumem aos números.  Diversos novos mercados foram abertos para a exportação brasileira de frangos no ultimo ano.  Trilhando o mesmo caminho dos cárneos, a indústria produtora de ovos agora conta com uma marca internacional, a Brazilian Egg, ação estratégica da Ubabef para divulgação do segmento em feiras e ações fora do país.

Além disso, a entidade máxima do setor avícola intensificou seu trabalho de fomento e defesa dos interesses da cadeia produtiva, especialmente em temas fundamentais para a produção como questões tributárias, custos de produção e política cambial.

De acordo com o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra, os números que mais impressionam relacionam-se à expansão do quadro de associados da entidade, com crescimento de 23,5% e totalizando, hoje, 110 empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva avícola – contra 89 associados em sua fundação.

“Isso mostra que a criação da Ubabef atende plenamente aos anseios de toda a cadeia produtiva, que buscava uma única entidade e agora se vê representada por uma associação profissionalizada, organizada e capacitada para atender às demandas de um setor altamente dinâmico, como é a avicultura brasileira”, ressaltou Turra.