A Central Cooperativa Unitá, de Ubiratã, noroeste do Paraná, registrou um crescimento de 46,5% no faturamento do ano passado, que saltou para R$ 329 milhões. O balanço foi apresentado na Assembleia Geral Ordinária desta quinta-feira (18/03), realizada de maneira on-line devido à pandemia da Covid-19, com participação da diretoria executiva, conselheiros fiscais e o presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken.
A cooperativa obteve um salto significativo em exportações, conquistando novos destinos: Brunei, Singapura, Paquistão, Paraguai, República do Benim, Samoa Ocidental, Serra Leoa, Timor Leste e Turcomenistão. Ano passado foram transportados 10.526 containers ao mercado externo. Ao todo são 50 países atendidos pela Unitá. “Em 2020 aumentamos em 45% a exportação da carne de frango. Um conjunto de fatores composto pela valorização do nosso produto, a busca por novos mercados no exterior e a dedicação constante de todos que fazem parte da Unitá foi de extrema importância para termos um ano de resultados positivos”, explica o diretor presidente, Valter Pitol.
Implantada por meio da intercooperação entre a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) e a Coagru (Cooperativa Agroindustrial União), a Unitá teve um aumento de 36% em abate. Foram 103,4 milhões de cabeças em 2020, totalizando 240,1 mil toneladas de carne produzida. “É uma parceria que vem dando muito certo. Parabenizamos a todos pelo trabalho realizado e em nome da Ocepar quero dizer que estaremos sempre os apoiando e a disposição para o que precisar”, diz o presidente da Ocepar.
Para este ano, a meta é ampliar as parcerias entre a Copacol e a Coagru em obtenção de cereais para abastecer a cadeia de produção, realizar um estudo de implantação de uma marca própria da Unitá e também ampliar o portfólio de produtos exportados.
Também foi aprovada a nova formação do Conselho Fiscal para este ano. Conselheiros Efetivos: Adelir Dalmagro (Copacol), Airton Cecato (Copacol) e Nelson Andrade (Coagru). Conselheiros Suplentes: Andrei Buss (Copacol), Cândido Takashiba (Coagru) e Neusa Pontelo (Coagru).
Com 4.512 colaboradores, a Unitá possibilitou ano passado 3.020 vagas de trabalho, entre novos postos e reposições, gerando renda para milhares de pessoas em toda a região. Além disso, a Cooperativa possui importantes ações de incentivo a profissionalização de quem está começando a vida no mercado de trabalho, como o Programa Jovem Aprendiz Industrial, que contou com 165 participantes. Também foram incentivadas vagas para PCDs (Pessoas Com Deficiência), proporcionando a inclusão dentro da Unitá.
O ano de 2020 foi repleto de desafios devido a doença do coronavírus, porém, o trabalho e o esforço de cada colaborador ao longo deste tempo também fizeram e fazem a grande diferença para a empresa.
Diante disso, também foi divulgada durante a Assembleia, o valor de 107,27% de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) sobre o salário médio de 2020 para cada colaborador da Central. “Em nome da diretoria da Unitá, quero agradecer a cada colaborador por todo o comprometimento neste período, e agora seguimos juntos e fortes, para enfrentar os desafios que 2021 nos traz”, destaca Pitol.